‘A Sombra da Verdade’ mostra caso de corrupção no programa da ONU ‘petróleo por alimentos’

0

Filme relata caso de corrupção no programa da ONU ‘petróleo por alimentos’

Baseado nas memórias do informador dinamarquês, Michael Soussan – ‘Diplomacia para Principiantes: Como aprendi tudo sobre facadas nas costas nos meandros do poder’ – ‘A Sombra da Verdade’ estreia nos cinemas nacionais a 2 de agosto.

Em ‘A Sombra da Verdade’, Michael (Theo James, ‘Divergente’, ‘Insurgente’), um jovem recém-licenciado, aceita um emprego no Programa ‘Petróleo por Alimentos’ das Nações Unidas, a maior operação humanitária na história desta organização. A sua missão é ajudar cidadãos iraquianos a sobreviverem ao impacto devastador das sanções económicas impostas após a invasão do Kuwait em 1990, mas nem tudo é o que parece.

O programa ‘Petróleo por Alimentos’, implementado em 1997 pelas Nações Unidas, permitia que o Iraque vendesse petróleo  para o mercado mundial em troca de comida, remédios e outros suprimentos de valor humanitário com vista a ajudar o governo iraquiano a garantir as necessidades básicas dos cidadãos iraquianos comuns. Ao longo dos anos foram vários os escândalos de corrupção identificados e denunciados no âmbito deste programa.

Realizado por Per Fly (‘Monica Z’), ‘A Sombra da Verdade’ é um thriller político que conta ainda com interpretações de Ben Kingsley, vencedor do Óscar® para Melhor Ator Principal em ‘Gandhi’, Jacqueline Bisset (‘Um Crime no Expresso do Oriente’), entre outros.

Sinopse
Michael (Theo James), recém-licenciado, jovem e idealista, consegue o seu emprego de sonho nas Nações Unidas e dá por si no centro do programa Petróleo por Alimentos da ONU. Com a ajuda do seu mentor Pasha (vencedor de 1 ÓSCAR Ben Kingsley) Michael prospera no emprego mas, com o tempo, começa a aperceber-se da verdadeira corrupção que está na base da conceção do programa. A única saída será denunciar tudo – arriscando a sua própria vida, a carreira do seu mentor e a vida da mulher que ama.

“A Sombra da Verdade”, de Per Fly, é um thriller político baseado nas aclamadas memórias do informador dinamarquês/americano Michael Soussan sobre o caso Petróleo por Alimentos, conhecido como o maior escândalo financeiro na História da ONU.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

VISÃO Júnior Fest realiza-se em Oeiras

O Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras recebe, no dia 1 de Dezembro, a 1ª edição do VISÃO Júnior Fest com uma abrangente programação que inclui teatro, música, ...