Conheça os premiados da 10ª Festa do Cinema Italiano

0
festadocinemaitaliano

Fiore premiado pelo júri e Un bacio premiado pelo público na 10ª Festa do Cinema Italiano

Fiore, de Claudio Giovannesi, é o grande vencedor do Prémio do Júri da 10ª Festa do Cinema Italiano, havendo ainda uma menção honrosa para La ragazza del mondo, de Marco Daniele.

Premiados de forma unânime, o júri – composto por Cláudia Varejão, João Braz e Rita Blanco – justifica esta escolha sublinhando que “ambos os filmes tecem-se a partir de forças muito idênticas que moldam os gestos das suas protagonistas: a procura de uma identidade e a conquista da liberdade. As batalhas interiores das personagens criam um forte laço de intimidade com o nosso olhar e, sem nunca nos desampararem, guiam-nos pelas sucessivas lutas a que são expostas. São, mais do que tudo, filmes sobre o rigor e a dedicação das suas actrizes, remetendo-nos para a longa tradição do trabalho da representação no cinema italiano”.

Fiore

Fiore

Fiore foi apresentado e nomeado, em 2016, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, no Festival de Munique, com uma nomeação para melhor filme internacional e seis nomeações nos prémios David di Donatello (entre eles, melhor filme, melhor realizador, melhor argumento original e melhor atriz principal), tendo recebido ainda o prémio especial do Sindicato Italiano de Jornalistas de Cinema.

Claudio Giovannesi mostra-nos o dia a dia numa prisão juvenil, captando a rotina das personagens, onde Dafne vive como um gato selvagem e, ao apaixonar-se por Josh, começa a sonhar com um final feliz, bem diferente daquilo que sempre acreditou. É neste cenário que acontece uma grande cumplicidade criada com os atores, na sua grande maioria não-profissionais, como o jovem protagonista, Josh Algeri, que faleceu tragicamente no passado mês de março.

La ragazza del mondo

La ragazza del mondo

Vencedor de três prémios no último Festival de Veneza (Brian Award para o realizador Marco Danieli e Prémios Pasinetti para Melhor Ator – Michele Riondino – e Melhor Atriz – Sara Serraiocco), La ragazza del mondo, de Marco Danieli retrata uma história de amor que implica uma escolha difícil relacionada com o mundo onde a protagonista se move, regido pelos textos sagrados e pelos princípios das Testemunhas de Jeová.

Un Bacio

Un Bacio

Un bacio, de Ivan Cotroneo venceu o Prémio do Público Canais TVCine&Séries. O filme preferido dos espectadores desta 10ª Festa do Cinema Italiano – onde foi apresentado em ante-estreia nacional –  é um conto com cores pop, sobre exclusão, preconceito e amizade. Um filme enérgico e musical sobre as difíceis etapas da adolescência e a aceitação da própria sexualidade, com interpretações que valeram aos seus protagonistas o prémio Guglielmo Biraghi – atribuído pelo Sindicato Italiano de Jornalistas de Cinema – que distingue atores revelação o cinema italiano.

A Festa continua agora em várias cidades: Aveiro (19 a 21 de abril) Loulé e Caldas da Rainha (12 a 14 de maio), Viana do Castelo (16 e 17 de maio) e Tomar (25 a 27 de maio), seguindo depois para Angola, Moçambique e Brasil.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também