Bailado Pedro e Inês da CNB no TMJB

0

O bailado Pedro e Inês, com coreografia de Olga Roriz, sobe ao palco da sala principal do TMJB, em Almada, nos dias 29 e 30 de Dezembro às 21h30. O espectáculo é uma produção da Companhia Nacional de Bailado.

O bailado Pedro e Inês estreou no Teatro Camões, em 2003, e seguiu em digressão por várias cidades portuguesas e também pela Rússia, pela Tailândia e pelo Brasil. Recuperando o episódio que deu origem a diversas obras em várias áreas artísticas, Olga Roriz criou uma coreografia a partir da trágica história de amor de Pedro e Inês. No Expresso, Cristina Peres escreveu que “os personagens surgem aqui como figuras aprisionadas num destino adverso, mas cujo amor é cantado num dueto de rara beleza à volta e dentro do lago que, na cenografia de João Mendes Ribeiro, reproduz a fonte da Quinta das Lágrimas em Coimbra. (…) O movimento é livre, rápido, envolvente e encantado pela complementaridade dos corpos dos amantes que se perseguem e encontram num lugar e num momento em o amor é possível”.

Olga Roriz teve como formação artística o curso da Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos e o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1976 integrou o Ballet Gulbenkian, no qual ficou até 1992 como primeira bailarina e coreógrafa. De seguida assumiu a direcção artística da Companhia de Dança de Lisboa. Em 1995 fundou a Companhia Olga Roriz, da qual é directora e coreógrafa. Criou e remontou peças para o Ballet Gulbenkian, Companhia Nacional de Bailado, Balé Teatro Guaíra, Ballets de Monte Carlo, Ballet Nacional de Espanha, English National Ballet, American Repertory Ballet, Maggio Danza e Alla Scala.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Iva Lamarão está separada

Apresentadora volta a estar solteira Namoro de Iva Lamarão e André Santos volta a chegar ao fim. Após terem assumido uma nova reconciliação este verão, ...