Teatro do Bairro (ante) estreia “As cadeiras” no TMJB

0

O Teatro do Bairro vem a Almada mostrar em primeira-mão As cadeiras, de Eugene Ionesco, dia 18 de Outubro. O espectáculo ficará em cena, no TMJB, até dia 20: sexta e sábado, às 21h30, e no domingo, às 16h.

Terceira peça de Eugene Ionesco, publicada em 1953, depois de A Cantora Careca e A Lição, é considerada uma das suas obras-primas, sendo um belo exemplo do seu teatro do absurdo.

Num espaço bastante indefinido, vago, um salão com duas janelas e várias portas, rodeado de água, portanto isolado do mundo e num entardecer simbólico que nos faz evocar a morte que se aproxima, um casal de velhos sem idade, mas segundo o autor com mais de 90 anos, para ocuparem o tempo, todas as noites sem excepção, imitam os meses e evocam vagamente uma viagem a Paris, que “desabou há quatrocentos mil anos…”.

Na noite da acção há, no entanto, uma mudança: instigado pela Velha, o Velho decide-se a comunicar à Humanidade a sua mensagem.

Para isso, contratou um Orador e os convidados vão chegando, mas não são vistos pelo público, vão ocupando cadeiras, que a Velha vai trazendo, e o espectador identifica pela construção dos diálogos que os dois vão tendo com eles. O discurso do Velho vai mudando claramente de tom, passa a ser pessoal, secundado pela mulher como um eco, exprimindo um desabafo sobre a injustiça da sua condição.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Sara Matos já pensa em ser mãe

Casal de atores não esconde a vontade de aumentar a família A viver uma relação estável ao lado do ator Pedro Teixeira, com quem namora ...