Inovar para alcançar a sustentabilidade no nosso planeta

1
Panda Real

Talvez um dos tópicos mais discutidos na atualidade seja sobre a escassez de recursos do meio ambiente e como tornar o nosso mundo, um mundo sustentável.

Tal discussão é perfeitamente legítima se admitir as constantes crises financeiras que nos afetam um pouco por todo o planeta e com sérios impatos sociais. Mais ainda, a degradação ambiental e a preocupação pelas gerações futuras fazem-nos ver que é cada vez mais imperativo apostar e investir na inovação a fim de tornar o mundo sustentável.

Até nas próprias empresas, públicas ou privadas, a discussão pela inovação da gestão para um mundo sustentável torna-se num dos tópicos mais abordados. Os benefícios para os negócios e para a própria economia são inegáveis.

No entanto, as empresas ainda carecem dessa inovação; apesar de vários esforços, estes somente atenuam o impato ambiental, que embora seja importante, não é suficiente para se apelidar de inovador.

É necessário uma profunda mudança de cultura e de atitude da sociedade, partindo do princípio da gestão das organizações para que sirva de exemplo a empresas e pessoas.  A boa harmonia e a sintonia entre todos é imperativa para salvar o planeta. Os movimentos para salvar as florestas e os seus animais são já uma demonstração da consciencialização das pessoas para com o estado do planeta. Animais como o panda servem de logotipo para demonstrar o empenho e preocupação de movimentos e empresas para com o estado do planeta. No caso da indústria do jogo online o Panda Real foi até escolhido como o representante do casino por parte duma empresa deste setor.

Pede-se assim que o ser humano aproveite melhor os nossos recursos naturais. Elementos como eficiência energética, redução de emissão de carbono e energias renováveis devem fazer parte das diretrizes de cada país e organização. Alguns sinais já foram dados nesse sentido com várias cidades europeias a lançar iniciativas de sustentabilidade energética e gestão de recursos. Um dos exemplos mais comuns é a proibição da entrada nas capitais de carros antigos com motores poluentes a fim de tornar o ar mais respirável e proteger o meio ambiente em pólos de grande agregado populacional.

Aliás, a própria indústria automóvel serve de exemplo ao que melhor se pode fazer em termos de inovação. Com carros cada vez menos poluentes e motores elétricos, abre-se uma porta para um futuro mais sustentável com fontes de energia renováveis e menos poluição para o ambiente.

Essa inovação pode e vai-se estender a outras indústrias como a agrícola e os serviços onde máquinas movidas a energia solar podem executar trabalhos perigosos e melhorar o nosso desenvolvimento chegando a locais onde não conseguimos. Tal traduz-se num melhor aproveitamento agrícola, dando à comunidade algo criado pela própria terra e usando melhor os nosso recursos.

Também a indústria dos vídeojogos e jogos online não passa ao lado deste tópico com vários jogos criados em redor do meio ambiente e da sua preservação. Existem até jogos educativos  que centram o seu objetivo neste tópico. Existem jogos para aprender sobre sustentabilidade e outros para defender o meio ambiente.

Aliás,  há várias décadas para cá que o ambiente passou a ser uma preocupação central. São várias as indústrias a abraçar esta causa e a desenvolver ações para proteger o nosso planeta. A solução para um mundo melhor passa pela inovação e tecnologia sustentável.

Artigos Relacionados

1 comentários

Post a new comment

Veja também