Fim-de-ano na Madeira celebra-se com o maior fogo de artifício do mundo

0
Turismo da Madeira

O maior espectáculo de fogo de artifício do mundo é português. Em contagem decrescente para o maior espectáculo de fogo de artifício do mundo, o Funchal prepara-se para receber os primeiros oito minutos de 2014 com o céu do Funchal iluminado, celebrando a entrada no novo ano, num espectáculo que é já um dos mais importantes cartazes turísticos da Ilha da Madeira.

Em 2006, o Livro de Recordes do Guinness considerou o fogo de artifício na Madeira como o maior espectáculo de fogo de artifício do mundo, um título que se renova todos os anos, num espectáculo que atrai milhares e milhares de pessoas, que escolhem a Ilha da Madeira para celebrarem a entrada no novo ano.

Renova-se o recorde do Guinness e mantém-se viva uma tradição que remonta ao século XVII. Já nessa altura, o ano novo era recebido com fogueiras que iluminavam os lares madeirenses. O fogo de artifício entra em cena no século XVIII, com a comunidade inglesa a marcar a passagem do ano com o lançamento de foguetes. Um século mais tarde, um banqueiro madeirense, João José Rodrigues Leitão, decidiu recriar esta tradição e as famílias abastadas da ilha começaram a competir umas com as outras no lançamento de foguetes, promovendo um espectáculo de fogo de artifício que se alastrava desde as zonas mais altas da cidade do Funchal.

Hoje, o fogo de artifício na Madeira é um acontecimento turístico, reconhecido internacionalmente, e um dos grandes protagonistas do réveillon madeirense. Este ano, o tema está relacionado com navios de cruzeiro, numa homenagem à celebração do centésimo aniversário do porto do Funchal. Uma homenagem que terá a duração de oito minutos, com o fogo distribuído por 35 locais, entre o anfiteatro do Funchal, a orla marítima e a baixa citadina, o mar e a ilha de Porto Santo. Nos primeiros oito minutos de 2014, o céu pertence ao maior espectáculo de fogo de artifício do mundo.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

NI Concerto de Vasco Dantas

Vasco Dantas interpreta Schumann, Wagner, Stravinsky e Ravel Após mais de 50 prémios em concursos internacionais conquistados em diversos países, da Alemanha a Espanha e ...