Anselmo Ralph tem doença progressiva que o pode deixar paralisado

23 de Novembro de 2013 ÀS 09:47Nacional, Saúde • POR

O cantor Anselmo Ralph tornou-se um caso sério de sucesso em Portugal, graças ao seu single “Não Me Toca”.

publicidade

O cantor concedeu uma entrevista à Revista TV7 Dias desta semana, na qual fala abertamente sobre o seu problema de saúde, e sobre quais as consequências que a sua doença pode ter.

Anselmo Ralph sofre de miastenia grave, que é uma doença neuromuscular auto-imune, que causa fraqueza e fadiga anormal dos músculos voluntários. Essa fraqueza é causada por um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos. Normalmente, o primeiro sintoma a ser identificado neste tipo de doença é a fraqueza dos músculos dos olhos, podendo variar o nível de fraqueza de doente para doente, podendo haver queda de uma ou ambas as pálpebras, visão dupla ou fraqueza dos músculos oculares.

Anselmo Ralph vítima de bullying

No caso do cantor, a doença afectou-lhe as pálpebras, motivo pelo qual surge sempre de óculos:

Não tenho força nas pálpebras, e às vezes as luzes e o flash incomodam. Como não tenho força, faz com que acabe por fechar os olhos. Foi por causa disso que me fui habituando a usar óculos escuros. Só a luz solar já é muito forte… e tenho de fazer muito esforço para abrir as pálpebras. Os óculos ajudam e atenuam o problema.

O cantor revelou ainda à mesma publicação que, no seu caso, a doença está estagnada, facto que a torna mais fácil de lidar. Mais ainda,  Anselmo faz uma vida saudável, não bebe, não fuma é só perde noites se for em trabalho.

No entanto, trata-se uma doença progressiva e pessoas que sofrem desta doença, para além do sintoma das pálpebras, podem vir a apresentar outros como a dificuldade em engolir, a dificuldade em falar, voz anasalada, fraqueza nos músculos dos maxilares ou do pescoço (com queda da cabeça para a frente), fraqueza dos músculos dos membros (com dificuldade para subir degraus ou andar, ou elevar os braços para pentear, barbear ou escrever).

  1. meu cantor querido nao si deixa levar pelo que tens força ,,coragem, porque Deus ti ama eu aqui vou rezar pra ti para que tudo deia certo a conteca o que acontecer sempre serais o meu cantor querido, Margarida Sebastiaó Alves

    por MARGARIDA SEBASTIAOOOOO ALVES12 de Junho de 2014 às 23:20
  2. Anselmo nunca te vi pessoalmente mas sou tua fã tens essa doença não por causa de ninguém nem de ti todos nascem com problemas e os que não nascem com problemas podem a vir ter! <3 Tu ensinaste me muito ! E agora vejo te no thevoiceportugal sempre <3 ! Fica bem ! TEMOS DE TER FORÇA!!!!!!!!!! A TUA EQUIPA É A MELHOR <3 <3 <3 ANSELMO FOREVER <3@CarolinaSantos@

    por Carolina Sofia Freitas Santos8 de Julho de 2014 às 14:18
  3. Amigo, impressionante como pensamos parecido, na musica, na vida e sobre Deus. Agora mais este trabalho me deixou a chorar, incrivel como pensamos igual.. Quem diria que estariamos juntos em Madrid para aquele aniversario inesquecivel. Por isso amigo, tenho fé que Deus vai te ajudar a enfrentar com sucesso essa doença, assim como te iluminar a tua vida. Abraço forte, Tony M.

    por Tony Martine23 de Julho de 2014 às 03:05
  4. anselmo, eu mando-te muita força tu es lindo com óculos ou sem. sou tua fã numero 1 , força¡

    por Ramnúzia mucavel12 de Agosto de 2014 às 17:30
  5. O Anselmo Ralpf é um AMOR de pessoa. O meu filho tem 6 anos e adora-te, chama-se Miguel. Força para a sua vida, Deus ajuda-te. Beijinhos e muitas felicidades. Ermelinda Caldeira

    por Ermelinda Caldeira22 de Agosto de 2014 às 10:20
1 3 4 5

Comentar Artigo

Campos obrigatórios marcados com *.
O teu e-mail não será mostrado e serve apenas para mostrar o teu avatar definido em gravatar.com.

últimas

Autenticação

RegistarRecuperar senha