Anselmo Ralph tem doença progressiva que o pode deixar paralisado

O cantor Anselmo Ralph tornou-se um caso sério de sucesso em Portugal, graças ao seu single “Não Me Toca”.

O cantor concedeu uma entrevista à Revista TV7 Dias desta semana, na qual fala abertamente sobre o seu problema de saúde, e sobre quais as consequências que a sua doença pode ter.

Anselmo Ralph sofre de miastenia grave, que é uma doença neuromuscular auto-imune, que causa fraqueza e fadiga anormal dos músculos voluntários. Essa fraqueza é causada por um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos. Normalmente, o primeiro sintoma a ser identificado neste tipo de doença é a fraqueza dos músculos dos olhos, podendo variar o nível de fraqueza de doente para doente, podendo haver queda de uma ou ambas as pálpebras, visão dupla ou fraqueza dos músculos oculares.

Anselmo Ralph vítima de bullying

No caso do cantor, a doença afectou-lhe as pálpebras, motivo pelo qual surge sempre de óculos:

Não tenho força nas pálpebras, e às vezes as luzes e o flash incomodam. Como não tenho força, faz com que acabe por fechar os olhos. Foi por causa disso que me fui habituando a usar óculos escuros. Só a luz solar já é muito forte… e tenho de fazer muito esforço para abrir as pálpebras. Os óculos ajudam e atenuam o problema.

O cantor revelou ainda à mesma publicação que, no seu caso, a doença está estagnada, facto que a torna mais fácil de lidar. Mais ainda,  Anselmo faz uma vida saudável, não bebe, não fuma é só perde noites se for em trabalho.

No entanto, trata-se uma doença progressiva e pessoas que sofrem desta doença, para além do sintoma das pálpebras, podem vir a apresentar outros como a dificuldade em engolir, a dificuldade em falar, voz anasalada, fraqueza nos músculos dos maxilares ou do pescoço (com queda da cabeça para a frente), fraqueza dos músculos dos membros (com dificuldade para subir degraus ou andar, ou elevar os braços para pentear, barbear ou escrever).

Artigos Relacionados

96 comentários

  1. Luis Serra 14 Novembro, 2015 at 00:04 Responder

    Sou miasténico desde que me conheço, (fui operado aos 35 anos) crises muitas, querer e não poder não é fácil, estar com cara de parvo por causa da queda das pálpebras, não conseguir andar, tropeçar, não ter força, ser vencido por todos e por tudo (no aspecto físico) trocar a alimentação por um sofá por não ter força para mastigar (descansar 1 hora, quanto basta) ver duas imagens, acidentes sem conta, (antes de operado), pernas partidas, costelas, perfurações pulmonares, tudo com anestesia local, operação à tiróide, (aberto como um porco) tipo operação ao coração.(anestesia controlada). Ando, não corro, canso-me muito, tenho pouca resistência física, e muito maiiiiiiiis.
    Mas ANSELMO, força que há quem nem isto faça.
    Trabalho, Fumo, Bebo, e tomo a nossa medicação.
    Tenho prazer naquilo que sou.
    Eu sou um vencedor, independentemente de tudo que me possa acontecer um dia.
    Um grande ABRAÇO de um desconhecido.

Post a new comment

Veja também