Chocolate aliado a uma alimentação saudável

0
atrevia

Celebrado anualmente, o Dia Mundial da Alimentação pretende sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável.

Diferentes alimentos contribuem com distintos nutrientes, enriquecendo o plano alimentar de cada pessoa. Sabia que o chocolate é um dos alimentos nutritivos que contêm benefícios para a saúde? Os grãos de cacau, principal ingrediente do chocolate, são ricos em flavonoides, que têm uma atividade antioxidante e podem ajudar a promover a saúde, nomeadamente a cardiovascular. Embora estes compostos estejam presentes em vários alimentos de origem vegetal como o chá, o café ou mesmo o vinho tinto, poucos alimentos são tão ricos como o chocolate preto.

Por esta razão o cacau e os seus derivados têm sido muitas vezes referidos como “super-alimentos” uma vez que apresentam maior poder antioxidante do que alguns frutos conhecidos pela sua riqueza em antioxidantes como o as amoras e a romã.

Estudos científicos revelaram que as pessoas que consomem regularmente chocolate têm um peso mais adequado e até ligeiramente inferior em relação a quem não consome. Como qualquer alimento, o consumo do chocolate deve ser integrado num estilo de vida ativo e saudável e ajustado aos gastos energéticos de cada pessoa. Até 40 gr/dia, fornece um valor calórico pouco significativo e pode ser uma forma de ajudar a cumprir uma alimentação mais equilibrada e saudável, desde que integrado num estilo de vida ativo.

Descubra os benefícios de cada alimento e opte por uma alimentação saudável.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também