O mundo inteiro chora a morte de Nelson Mandela. Um pouco por todo o lado, de diversos quadrantes da sociedade, surgem homenagens ao homem que transformou a história da África do Sul e que faleceu na quinta-feira, aos 95 anos de idade.
Várias celebridades juntam-se à onda de pesar pelo desaparecimento de Nelson Mandela, manifestando pelas redes sociais esse sentimento. De Lady Gaga a Samuel L. Jackson, passando por Jamie Oliver e Bill Clinton, ou por Jennifer Lopez e Rihanna, quase ninguém se esquece de prestar a merecida vénia ao homem que lutou pelo fim do “apartheid” e pela igualdade de direitos entre negros e brancos na África do Sul.
Em Portugal também várias personalidades se associam ao luto, designadamente Cristiano Ronaldo, Catarina Furtado e Rita Pereira.
O funeral de Nelson Mandela vai ser no próximo dia 15 de Dezembro, na cidade de Qunu, onde o antigo presidente sul-africano cresceu. Aí encontram-se enterrados os seus pais e três dos seus filhos, já falecidos. Será uma cerimónia íntima, conforme desejo do falecido.
Já no próximo domingo, 8 de Dezembro, a África do Sul vai respeitar um “dia nacional de oração e reflexão”, como homenagem a Nelson Mandela, segundo anunciou o presidente do país, Jacob Zuma. “Peço a todas as pessoas, nas igrejas, mesquitas, templos, sinagogas, que parem para fazer uma oração e pensem na vida de Madiba, e na sua contribuição para o seu país e o mundo”, salientou o líder sul-africano.
A 10 de Dezembro vai realizar-se um memorial nacional no Estádio Soccer City de Joanesburgo que tem capacidade para 95 mil pessoas. E de 11 a 13 de Dezembro o corpo de Nelson Mandela ficará em câmara ardente no complexo governamental Union Buildings, na capital Pretória. O velório do primeiro presidente negro da África do Sul será uma cerimónia de Estado, prevendo-se a presença de vários presidentes e chefes de governo de todo o mundo.
Na África do Sul foi decretada uma semana de luto oficial e em Portugal haverá três dias de luto.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar