Morreu Nelson Mandela

0
Nelson Mandela

Nelson Mandela faleceu nesta quinta-feira aos 95 anos de idade. A triste notícia foi anunciada pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma, que salienta que “a nação perdeu o seu maior filho“.

O mundo perde assim um dos seus grandes lideres, o maior herói da história recente da África do Sul e o principal responsável pelo fim do “apartheid”.

“Madiba”, como era conhecido no seu país, morreu em casa, em Joanesburgo, depois de ter estado internado recentemente durante quase dois meses, em virtude de uma infecção nos pulmões. Um problema de saúde decorrente dos 27 anos em que esteve preso por causa da sua luta em prol da igualdade de direitos entre negros e brancos na África do Sul.

Ele partiu pacificamente na companhia da sua família. Agora está em paz“, anunciou Jacob Zuma num comunicado ao país. “A nossa nação perdeu o seu maior filho. O nosso povo perdeu o seu pai“, destacou o líder sul-africano.

Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999, e foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz, em 1993.

Foi uma das grandes figuras do Século XX, admirado e amado em todo o mundo.

[Em actualização…]

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

NI Concerto de Vasco Dantas

Vasco Dantas interpreta Schumann, Wagner, Stravinsky e Ravel Após mais de 50 prémios em concursos internacionais conquistados em diversos países, da Alemanha a Espanha e ...