Daniel Oliveira propõe dia em homenagem a Nicolau Breyner

0
Alexandre da Silva / Inforpress

Daniel Oliveira homenageia Nicolau Breyner.

Esta terça-feira assinalou-se um ano da morte do ator Nicolau Breyner, que faleceu a 14 de Março de 2016. “Dia da Ficção Televisiva” é o nome sugerido para dar um novo significado ao dia 14, dia em que as artes em Portugal perderam um grande ator.

Foi através das redes sociais que Daniel Oliveira fez um apelo à sociedade “Nicolau Breyner morreu a 14 de Março de 2016. Quando passa um ano sobre essa perda e não obstante as múltiplas homenagens e manifestações de apreço que o Nico recebeu, deixo a proposta à sociedade civil e aos governantes de honrarmos o seu legado, instituindo o dia 14 de Março como o Dia da Ficção Televisiva”.

“Nicolau Breyner foi o precursor desse género televisivo tão agregador de público em Portugal e temos hoje, nesse domínio, uma indústria sólida, com reconhecimento internacional e com capacidade de promover o nome do país, mostrando-o em todas as suas dimensões (geográficas e tradicionais), retratando histórias que, por si só, documentam o Portugal de hoje e os hábitos deste tempo. Associar o nome de Nicolau Breyner à celebração de uma causa tão meritória é também louvar o trabalho de centenas de profissionais, de atores a técnicos de iluminação, de realizadores a guionistas, de assistentes a produtores ou operadores de câmara, entre muitos outros, que diariamente, veem o seu talento e profissionalismo expresso nas casas dos portugueses, nem sempre com o reconhecimento devido. É, simultaneamente, olhar e pensar o futuro, consagrando iniciativas que o fundamentem. Tal como o Nicolau teve a capacidade unir pessoas de diversos quadrantes à sua volta, de trabalhar para diferentes estações de televisão, de procurar consensos e gerar afectos, também este dia serviria para mostrar que numa novela ou numa série, como na vida, o todo é maior do que a soma das partes. O Nicolau dizia que o dia da sua morte seria um dia como os outros. Talvez possamos fazer alguma coisa para que seja mais do que isso”, escreveu o apresentador.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também