Caso das fotos de celebridades nuas será culpa de hackers coleccionadores

0
Quinn Dombrowski / wikimedia

O FBI já está a investigar o caso das fotos íntimas de celebridades roubadas e divulgadas na Internet. Também a Apple procura perceber como foram hackeadas as imagens, garantindo que não houve nenhuma falha de segurança da sua parte. E há rumores de que este poderá ter sido um trabalho de meses, ou mesmo anos, levado a cabo por vários hackers.

Hacker rouba e publica fotos de Jennifer Lawrence nua

A actriz Jennifer Lawrence foi uma das maiores vítimas deste roubo informático, tendo visto, nos últimos dias, mais de 60 fotos suas, com pouca e nenhuma roupa, divulgadas em vários sites de partilha de imagens. Mas há outras celebridades femininas envolvidas, nomeadamente a modelo Kate Upton e a actriz Kristen Dunst. E um comentário no site 4chan, onde inicialmente surgiram as fotos, sugere que os hackers poderão estar na posse de selfies íntimas de mais de 400 pessoas.

Um dos alegados envolvidos na divulgação das imagens na Internet, utilizador do 4chan, revela ao Daily Mirror que não é um hacker, mas “um coleccionador“. E os últimos rumores indicam que na base deste crime poderá estar um grupo de hackers que colecciona fotos de mulheres nuas.

Atenção: bug Heartbleed pôs a descoberto as suas passwords

O site Deadspin fala de um “círculo de troca” de hackers, notando que será o responsável pelo roubo e publicação das imagens. Citando rumores baseados em relatos de utilizadores do 4chan, esta publicação refere que, duas semanas antes da divulgação das fotos online, houve propostas de oferta de fotos de celebridades nuas em troca de imagens das suas namoradas despidas.

O objectivo destes hackers será apenas um: aumentar as suas colecções de mulheres despidas. E neste sentido, a divulgação das fotos de celebridades nuas poderá ser o culminar de um trabalho de meses ou mesmo de anos.

Para se entrar para este alegado “círculo de troca” é preciso contribuir com fotos originais de mulheres nuas conseguidas por via própria.

Hackers piratearam jornal e “abateram” avião de Obama na Rússia

Entretanto, este grupo estará a tentar aproveitar o burburinho para recolher mais fotos íntimas de anónimas, incitando-as a publicarem as suas selfies despidas no Twitter, no Facebook e no Tumblr em solidariedade para com Jennifer Lawrence. “Precisamos de pôr isto de forma que a trend se pareça com SJW [acrónimo para “Social Justice Warrior”, isto é, “Guerreira da Justiça Social”], uma táctica para combater a selvajaria patriarcal dos homens na Internet“, frisa-se num comentário no 4chan.

A Apple já veio garantir que, “após mais de 40 horas de investigação“, não detectou “qualquer falha” em nenhum dos seus sistemas, “incluindo o iCloud® e o Find my iPhone“. A empresa fala de “um ataque muito direccionado para nomes de utilizadores, passwords e questões de segurança” de certas celebridades e refere que continua a trabalhar com as autoridades para “ajudar a identificar os criminosos envolvidos“.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também