E se fosse convidado para o seu próprio funeral?

0

Imagine… É convidado para se encontrar com um amigo ou alguém próximo de si e acaba a assistir ao seu próprio funeral. Suficientemente assustador?

Foi exactamente isto que aconteceu às pessoas que surgem no vídeo e que foram colocadas nesta situação de alerta no âmbito de uma campanha de segurança rodoviária. “Il est parti trop vite” (Ele partiu cedo demais, em Português) é o nome desta iniciativa belga que levou os participantes do filme que discursam no pretenso funeral a convidarem para o mesmo os seus entes-queridos amantes da velocidade na estrada. As reacções emocionadas destes foram captadas por uma câmara escondida.

Virtualmente, ninguém acha que é perigoso conduzir alguns Km/h a mais do que o limite máximo de velocidade permitida. Contudo, mesmo este “ligeiro” excesso mata e fere milhares de pessoas todos os anos. E tendemos a ignorar as muitas vidas de pessoas próximas de nós que também são devastadas“. É este o texto que acompanha o vídeo divulgado no Youtube.

No sítio oficial da campanha sublinha-se que “300 pessoas partem cedo demais todos os anos por causa da velocidade“. E lança-se ainda o desafio para que cada um de nós envie uma mensagem a alguém próximo que tenha esse mal hábito de conduzir demasiado depressa, no sentido de que ele “não parta cedo demais“.

Esta iniciativa insere-se na carta “Go For Zero” promovida pelo Secretário de Estado da Mobilidade da Bélgica e pelo Instituto Belga para a Segurança Rodoviária. O objectivo é conseguir “um trânsito mais seguro” e garantir que há “zero mortes nas estradas“.

A campanha pretende ter, nas pessoas em geral, o mesmo impacto chocante e decisivo que teve nos intervenientes no vídeo, de modo a que sejam mais responsáveis na estrada. Quando conduzir, trate de lembrar-se do cenário traçado no vídeo e pense que mais vale chegar ao seu destino um pouco tarde, do que nunca chegar.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também