Open House Lisboa 2018 – Fique por dentro das muitas novidades deste ano

0

Todas as novidades da edição 2018 para ficar por dentro da arquitectura da cidade

  • 84 espaços por 9 zonas, 38 estreias
  • 9 percursos urbanos
  • Programa de Acessibilidade reforçado
  • Programa Plus e Júnior
  • Novo guia de bolso coleccionável
  • Novo website mais intuitivo e com novas e poderosas funcionalidades para ajudar a experiência Open House

À 7ª edição, o Open House Lisboa é mais uma vez o guardião que abre as portas da cidade para dois dias de visitas gratuitas. No fim-de-semana de 22 e 23 de Setembro, convida-se a descobrir o roteiro de 84 espaços, 38 dos quais em estreia.

A proposta é continuar a conhecer a história, as mudanças e a arquitectura dos bairros lisboetas na visão do nosso comissariado de 2018, composto pelo professor Luís Santiago Baptista, e pela investigadora Maria Rita Pais.

A diversidade do roteiro é uma das mais desafiantes de sempre: de uma casa no Restelo à habitação colectiva Pantera Cor-de-Rosa em Chelas, da Garagem do Conde Barão até à Torre do Tombo, passando pelo atelier Cecílio de Sousa. Diferentes tipologias em 9 diferentes zonas da capital.

Uma das grandes novidades desta edição é a realização de 9 percursos urbanos que revelam as transformações da cidade nas 9 zonas do roteiro, elaborados e orientados por grandes especialistas. Todos têm a duração de 1h30 com lotação máxima de 35 pessoas, sem necessidade de marcação.

Reforçando o compromisso inaugurado no passado ano para com a acessibilidade, e de modo a permitir uma experiência Open House mais completa a pessoas cegas, de baixa visão, surdas ou com dificuldades cognitivas, o roteiro prevê um conjunto de visitas com mediação específica. O objectivo é permitir a compreensão dos espaços e da sua função com recurso à descrição e a experiências tácteis, outras com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Estão previstas 14 visitas que se realizam em 6 espaços: Estufa Fria, Igreja Nossa Senhora da Conceição Velha, Maat, Museu do Dinheiro, Palácio da Justiça, Museu Nacional dos Coches.

Nos espaços do roteiro, como habitualmente, está ainda confirmada uma programação paralela que vai contar com 13 actividades para crianças dos 6 aos 12 anos, assim como 10 eventos que vão de concertos a performances de dança ou debates.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Joana Freitas assume novo namorado

Refeita após a separação de Francisco Alves, a modelo volta a encontrar o amor Joana Freitas está novamente apaixonada. Discreta quanto à sua vida pessoal, ...