Oscar Pistorius continua a depor no julgamento, na África do Sul, em que é acusado da morte da ex-namorada Reeva Steenkamp. Em mais um dia de emoções fortes no tribunal, o atleta paralímpico foi confrontado com uma imagem da modelo baleada na cabeça e não escondeu o horror, recusando-se a olhar.
Oscar Pistorius vomitou em tribunal e terminou depoimento em soluços
O velocista amputado das duas pernas é acusado de assassinato premeditado, mas voltou a repetir que não disparou deliberadamente. “Eu disparei a arma por medo“, atirou Oscar Pistorius perante um Procurador de Acusação que foi particularmente feroz no seu inquérito.
Gerrie Nel sublinhou repetidamente que o atleta de 27 anos recusa aceitar a responsabilidade pelo que fez, procurando traçar o perfil de um homem egoísta e temperamental que seria, muitas vezes, abusivo para com Reeva Steenkamp.
Oscar Pistorius chorou em tribunal e pediu desculpas pela morte de Reeva Steenkamp
O Procurador de Acusação exibiu em tribunal imagens da modelo sul-africana morta, designadamente da sua cabeça baleada, envolvida em sangue e com tecido cerebral à mostra, o que causou bastante desconforto em Oscar Pistorius e na mãe de Reeva Steenkamp que estava na assistência. Gerrie Nel confrontou directamente o atleta com uma dessas imagens, o que motivou grande incómodo ao arguido.
“Não vou olhar para a imagem que me atormenta pelo que vi e senti naquela noite“, ripostou Oscar Pistorius em soluços, desviando os olhos. “Quando peguei em Reeva os meus dedos tocaram na cabeça dela. Eu lembro-me. Não tenho que olhar para uma imagem. Eu estava lá“, acrescentou o atleta choroso e revoltado.
Mãe de Reeva não sabe se Oscar Pistorius está a fingir
O Procurador de Acusação também fez referência ao pedido de desculpas que Oscar Pistorius endereçou à família de Reeva Steenkamp, no início do seu depoimento, referindo-se ao momento como um “espectáculo“. E June Steenkamp disse numa entrevista ao jornal The Daily Mirror que não se sentiu tocada pelo pedido de desculpas, confessando-se obcecada para tentar perceber se ele está a fingir ou não toda a dor que tem manifestado.
Oscar Pistorius: ex-namorada traída complica-lhe a vida em tribunal
Os últimos dias têm sido bastante intensos para Oscar Pistorius, particularmente estes últimos dois, onde teve que enfrentar a ferocidade de Gerrie Nel, conhecido Procurador de Acusação na África do Sul.
Durante o seu depoimento, o atleta argumentou que a polícia trocou o lugar de alguns objectos no seu quarto, antes de tirar as fotografias que servem de prova no julgamento. Também reafirmou que os disparos que fez foram “um erro terrível“, mas foi obrigado a assumir, perante a insistência de Gerrie Nel, que não tinha qualquer razão objectiva para disparar.
“Sou humano, cometo muitas falhas, tenho pecados. Sou Cristão porque sou um pecador, o Senhor disse que tinha vindo à terra por quem tinha pecados“, afiançou Oscar Pistorius em jeito de desabafo e de quase súplica.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar