Ao cabo de 48 anos depois do seu lançamento, a épica música “Like a Rolling Stone”, de Bob Dylan, ganhou um videoclip! E um videoclip interactivo que está a ser um sucesso na Internet e que parece ter criado uma nova vaga de comunicação.
A ideia de criar um vídeo para a música foi da Sony Music no âmbito do lançamento da coleção completa de Bob Dylan, com os 41 álbuns oficiais do cantor e mais 2 CD´s com músicas que não se encontram em nenhum dos álbuns.
Da ideia à prática contratou-se a agência digital Interlude que construiu um vídeo enformado num televisor e onde quem vê pode fazer “zapping” por 16 canais diferentes com programas de notícias, de culinária, de desporto e desenhos animados, entre outros. Enquanto isso, nos lábios das pessoas que aparecem no ecrã lê-se a letra da canção de Bob Dylan.
No vídeo interactivo participam várias figuras conhecidas, entre as quais o comediante Marc Maron, o rapper Danny Brown e os apresentadores de “O Preço Certo” americano.
Aquilo que é extraordinário no vídeo é que os canais são “realistas”, conforme frisa o director israelita Vania Heymann, que dirigiu o filme, em declarações à revista Rolling Stone. Assim, para cada um dos 16 canais foi gravada uma sequência completa com a música de Bob Dylan.
“Na vida real, a mudança de canais é uma acção passiva. As pessoas estão sentadas em casa, sem fazer nada. Nós quisemos torná-la activa, reeditando a própria música para fazer uma nova versão”, aponta Vania Heymann na publicação referida.
Deste modo, o vídeo tem no total “uma hora e 15 minutos de duração se se assistir a todos os canais do começo ao fim”, realça Vania Heymann, concluindo que se trata de “um filme dentro de um vídeo de cinco minutos”.
As filmagens duraram cerca de dois meses e o realizador conta que a maioria dos actores se sentiu “muito estranho” durante o processo. Vania Heymann nota que pediu ao elenco para não se referir aos versos da música. “É como se eles estivessem a tentar dizer algo totalmente diferente, e a boca deles está possuída”, realça, constatando o facto de parecer que todos estão a cantar a canção de Bob Dylan.
“Like a Rolling Stone” é um clássico de Bob Dylan de 1965, sendo considerada pela Rolling Stone como a melhor música de todos os tempos. Merece certamente esta recuperação para o estrelato fruto de um vídeo interactivo que poderá criar uma nova tendência, em termos de marketing.
Os produtores executivos do vídeo revelam que têm sido contactados por vários Canais televisivos no sentido de incluírem os seus programas no filme. É de facto algo novo que pode nascer a partir de uma música com 48 anos…
Sê o(a) primeiro(a) a comentar