A morte do ator Philip Seymour Hoffman, no domingo passado (2), deixou alguns problemas aos criadores da saga “Jogos da Fome”. Hoffman fazia o papel de Plutarch Heavensbee, um personagem central nos dois últimos filmes, correspondentes ao último livro da trilogia de Suzanne Collins.
Seymour Hoffman faleceu quando ainda tinha uma semana de filmagens agendada. No entanto, fontes da produção afirmam que apenas uma cena decisiva – “importante e emocional” – do filme “Jogos da Fome: a Revolta – Parte 2” ficou por filmar, sem especificar qual.
O que poderá ser feito? Uma fonte ligada ao projeto explicou ao Hollywood Reporter que “parece que [a produção] tem planos que não parecem muito complicados”. “Pode-se fazer alguns truques digitais, pode-se filmar diálogos onde não te focas nele mas na pessoa com quem está a falar”, exemplifica. Algumas cenas, por exemplo, podem ser reescritas de forma a que a ausência do ator surja de forma menos evidente.
No entanto, um especialista em efeitos especiais vai mais longe: Rob Legato, vencedor de dois Óscares (Titanic e A Invenção de Hugo), afirma que, apesar de não ter um conhecimento específico sobre a produção dos Jogos da Fome, “a tecnologia está tão avançada que poder-se-ia criar uma imagem convincente de Hoffman, apesar de as cenas terem que ser reescritas”.
“Eu não diria que se pode criar um Philip Seymour Hoffman com todo o seu talento”, esclareceu Legato, “mas com certeza pode-se replicar a sua figura por um ou dois planos”.
Um executivo da Lionsgate disse ao Hollywood Reporter que, no que toca ao calendário de produção, a morte do ator não deve ter grande impacto. “Jogos da Fome: a Revolta – Parte 1” tem estreia marcada para 21 de novembro de 2014; a segunda parte continua prevista para novembro de 2015.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar