Uma maravilha da natureza. Única. Este é o rio Caño Cristales, na Colombia, composto por rápidas correntes, cascatas e pequenas lagoas, também conhecido como o “rio das cinco cores”, “o rio que veio do paraíso” ou, simplesmente, “o rio mais belo do mundo”.
Durante a maioria do ano, este rio não apresenta nada de especial. Tal como qualquer outro rio, apresenta-se sob uma camada rochosa coberta de algas visíveis sob o leito de água.
Porém, por um breve período de tempo, todos os anos o rio transforma-se ao dar-se uma explosão de cores vibrantes. Esta explosão de cores ocorre durante o Outono, altura em que o nível da água é o ideal para uma planta única que cobre o fundo do rio, de nome Macarenia clavigera, desabrochar e ganhar a cor vermelha. Os diferentes tons de vermelho desta planta, pequenas aberturas de areia amarela e esverdeada, a água azul e milhares de misturas de todos estes tons, fazem deste rio um arco-íris líquido.
Este acontecimento dá-se apenas entre o Verão e o Inverno. É que durante os tempos mais húmidos, o nível da água não deixa chegar a luz do Sol à planta Macarenia clavigera para esta se tornar vermelha e, durante o tempo de seca, não há água suficiente para criar essa mescla de cores. É apenas durante algumas semanas de Setembro a Novembro que o rio se transforma.
O rio Canõ Cristales nasce na serra de La Macarena e encontra-se numa área remota, isolada e de difícil acesso. Para lá chegar é necessário apanhar um avião de carga DC3 na cidade de Villavicencio que faz o percurso todos os dias, ou um voo comercial em Bogota que parte todas as Sextas e regressa aos Domingos. Encontrando-se o rio dentro de um parque nacional – Serrania de la Macarena – não há populações por perto.
A nível histórico, este espaço esteve fechado ao turismo durante anos devido tanto a actividades de guerrilha na região, como a receios sobre o impacto do turismo não regulado. Foi reaberto ao público em 2009 e, hoje, há já várias agências de turismo columbinas a levar viajantes até La Macarena. De lá, podem alcançar este paraíso de cavalo, de burro, a pé ou inseridos numa visita guiada. Não é permitido pernoitar nem cozinhar no local.
Deslumbra-te com as fotos deste rio, bem como toda a paisagem envolvente.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar