Eurovisão: “Quero ser tua” de Suzy gera acusações e protestos

0
RTP / Flickr

A canção “Quero ser tua”, que venceu o Festival RTP da Canção, não reúne consensos e tem dado que falar, não tanto pelos melhores motivos. Interpretada pela cantora Suzy, é uma criação de Emanuel, fazendo jus ao “pimba” a que o afamado músico deu nome, o que está a causar indignação.

Ricardo Araújo Pereira analisa “Quero ser tua” de Suzy”

Na Internet já foi mesmo lançada uma petição “Contra a escolha da música para o Festival Eurovisão da Canção”, argumentando-se que “a artista Suzy não é a escolha ideal” para o concurso. “Não queremos, mais, más escolhas! Queremos música para a vitória“, afiançam os autores da petição que, no momento da redacção deste artigo, contava com cerca 350 votos.

Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha perdem a cabeça com “Eu quero ser tua”

Petição quer “Mea Culpa” na Eurovisão

Noutro sentido, corre outra petição em prol da canção “Mea Culpa”, a segunda classificada na finalíssima que foi interpretada por Catarina Pereira, e que somava quase 4500 assinaturas, aquando da escrita deste texto. Os promotores desta versão alegam que ““Mea Culpa” era a favorita dos portugueses” e referem “boatos de irregularidades na votação“, exigindo assim que “a RTP desqualifique a canção “Quero Ser Tua”” e que opte, ao invés, pela música de Catarina Pereira.

Estes boatos referidos nesta petição estão associados à notícia de que a Sony Music adquiriu os direitos do tema de Emanuel mesmo antes da final ter sido realizada e, logo, de saber que seria o vencedor do 50.º Festival RTP da Canção. E na noite da gala decisiva, mesmo antes do anúncio de vitória, circulava pelas redes sociais a ideia de que “Quero ser tua” seria a vencedora.

O autor de “Mea Culpa”, Carlos Coelho, trata de alimentar estes rumores, conforme se nota pela mensagem que escreveu no seu perfil do Facebook.

Acho estranho que na semifinal, onde era contado apenas um voto por telefone, a canção da Suzy tenha ficado em 5.º lugar, com metade dos votos da nossa canção, quando na final, onde o voto passou a ser ilimitado, já tenha ficado em 1.º lugar com mais do dobro dos votos da canção classificada em 2º lugar“, evidencia Carlos Coelho, revelando ainda que está a ser preparado “um pedido de auditoria” para apurar se o processo foi transparente ou não.

Elementos da equipa de Suzy já declararam à comunicação social que estão interessados em que se faça essa auditoria aos resultados do televoto, via pela qual se procedeu à eleição do vencedor.

Música “pimba” ganhou Festival da Canção

“Quero ser tua” também em Inglês

O desânimo que se notou no Convento do Beato, onde se realizou o Festival, e que motivou a saída da sala de muitas pessoas, depois de se anunciar que será a canção de Suzy a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em Copenhaga, na Dinamarca, alastra-se assim à grande teia da Internet.

Alheio a toda esta revolta parece estar Emanuel que vaticina que “Quero ser tua”, “para além do Festival, vai ser um sucesso de Verão“. O cantor também revelou que vai negociar com a RTP no sentido de que a música seja bilingue, isto é, cantada em Português e em Inglês, à semelhança do que se passa com muitos países de Leste.

Deixei vida no Dubai para vir ao Festival da Canção

Quanto a Suzy, a cantora está a viver “um sonho de criança“, diz. “Deixei a minha vida toda em stand-by no Dubai só para vir e participar no Festival da Canção“, revelou a assistente de bordo da Emirates Airlines logo após a vitória.

Suzy, ou melhor, Susana Guerra, tem 34 anos e emigrou para o Dubai há dois anos, depois de ter trabalhado com Filipe La Féria, de ter cantado “Nesta Noite Branca” com os Anjos e de ter gravado com os Onda Choc.

Ora veja ou recorde a actuação de Suzy com a canção “Quero ser tua” que lhe valeu a vitória no Festival RTP da Canção…

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também