A Selecção do Chile ganhou um apoio muito especial com vista ao Mundial do Brasil, que está prestes a começar. A equipa caiu num dos grupos mais difíceis do Campeonato da FIFA, com Holanda e Espanha, além da Austrália, mas tem agora a inspiração dos heróis mineiros de Atacama.
Conheça o hino da Selecção Portuguesa para o Mundial 2014
O vídeo de apoio à Selecção Chilena promovido pelo Banco do Chile, um dos patrocinadores oficiais da equipa, conta com a participação de vários dos 33 trabalhadores que sobreviveram ao mais trágico acidente do país numa mina, no deserto de Atacama, em Agosto de 2010.
Rui Unas cria hino de apoio à Selecção com Luciana Abreu e Miguel Veloso
Estes homens estiveram soterrados durante 70 dias, a 688 metros de profundidade, e foram notícia em todo o mundo. No vídeo salientam que levam a terra do local onde quase morreram para o Brasil, para o campo onde a Selecção Chilena treinará, para o “encher com esperança e coragem” e “para mostrar ao mundo que para um chileno nada é impossível“.
“A Espanha é difícil? A Holanda é difícil? Não nos assusta o “Grupo da morte”! Nós não queremos saber da morte! Porque já vencemos a morte.” É a mensagem forte que fica no pequeno filme de motivação.
O incidente na mina de San José em Atacama, na região norte do Chile, vai dar azo a um filme protagonizado por Jennifer López e Antonio Banderas e deu origem a um processo cível contra o Estado chileno. Os mineiros reclamam uma indemnização individual de 500 mil dólares, alegando negligência por se permitir o funcionamento da mina de extracção de ouro e de cobre apesar da falta de condições de segurança.
No processo judicial movido contra os dois proprietários da mina o Estado chegou a acordo com ambos para o pagamento de 5 milhões de dólares dos 22 milhões gastos no resgate.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar