Já imaginaste um veículo terrestre que não precisa de parar para abastecer e pode andar quilómetros infinitos? Que não tem problemas de bateria?
Não, infelizmente ainda não chegou aos carros, mas esperemos que a ciência e a tecnologia continuem a evoluir nesse sentido.
A mais recente novidade chega-nos da Coreia do Sul, que está a usar a tecnologia OLEV (Open Lead Electric Vehicle) em dois novos autocarros eléctricos.
Esta tecnologia consiste em os veículos abastecerem-se de energia presente nas próprias estradas, remotamente. Os OLEV, nome pelo qual são conhecidos estes autocarros, recebem energia, sem recorrer a fios, proveniente de uma rede eléctrica enterrada nas estradas. Esta tecnologia foi baptizada de SMFIR (do inglês Shaped Magnetic Field Resonance).
As baterias destes autocarros são apenas um terço das baterias tradicionais e, contudo, conseguem acumular 100 quilowatts a partir dos campos magnéticos criados pela rede SMFIR. A troca de energia entre a rede e o veículo é bastante eficiente, conseguindo, o veículo, receber e usar 85% da energia emitida a partir da rede, segundo informação no site Gizmodo.
Esta tecnologia foi desenvolvida pelo KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia) há dois anos.
Caso queiras saber mais sobre este avanço tecnológico, convidamos-te a ver o video acima.
Esperamos que um dia esta tecnologia, ou similar, chegue também aos nossos transportes públicos.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar