Homem morre aparentemente sufocado pela polícia e foi tudo gravado

0

Nova Iorque está em tumulto, depois da morte de um homem de 43 anos, num passeio em Staten Island, enquanto vários polícias o rodeavam. Episódio de aparente violência policial que foi filmado, conforme se pode ver no vídeo aqui reproduzido, e que está a revoltar os EUA.

O incidente aconteceu no passado dia 17 de Julho e as imagens foram gravadas por Ramsey Orta que estava com o amigo Eric Garner, a fatal vítima deste caso, no local quando terá começado uma briga perto dali. Eric Garner terá ajudado a terminar a briga e então agentes da Polícia de Nova Iorque acusaram-no de vender cigarros ilegalmente, segundo a versão de Ramsey Orta relatada à Time.

Polícias vêem pornografia e Facebook enquanto detido morre na cela

No vídeo pode ver-se Eric Garner a falar com os agentes, perguntando-lhes porque o iam prender e garantindo que não tinha feito nada. O homem de 43 anos é então agarrado por vários polícias, que o deitam ao chão, um dos quais apertando-lhe o pescoço. Ainda se consegue ouvir este pai de seis filhos a dizer que não consegue respirar por várias vezes. Finalmente, percebe-se que ele deixa de ter qualquer reacção.

Eric Garner sofreria de asma, conforme dados avançados por alguma imprensa norte-americana, e teria ainda outros problemas de saúde.

Filho de 2 anos tenta defender a mãe violentamente agredida

As imagens, que foram publicadas inicialmente pelo New York Daily News e que foram entretanto replicadas no Youtube e em vários outros sites, lançam um debate nacional sobre o uso da força policial, tema tão recorrente na realidade norte-americana.

Entretanto, foi divulgado um segundo vídeo que mostra o incidente de outra perspectiva, conforme se pode ver de seguida. Nestas imagens vê-se Eric Garner aparentemente inanimado no chão, durante vários minutos, enquanto os agentes se debruçam sobre ele sem nada fazerem. Finalmente, uma paramédica chega e sente-lhe a pulsação, pedindo-lhe para se levantar e dizendo-lhe que o vão ajudar e que vai levar uma injecção. Tudo isto sem pressas e sem qualquer intervenção efectiva. E quando alguém pergunta porque é que ninguém lhe fez manobras de reanimação, um polícia responde que ele está a respirar.

O caso está a ser investigado pelas autoridades policiais e o agente que agarrou Eric Garner pelo pescoço já foi instado a entregar o distintivo e a arma, enquanto outro dos envolvidos foi removido das ruas para fazer trabalho de secretaria. E os quatro paramédicos que responderam à situação foram suspensos sem ordenado.

Quanto a Ramsey Orta que, uma semana antes deste episódio, filmou outro episódio de violência policial no mesmo local, conta à Time que tem sido incomodado pela polícia desde a publicação do vídeo. Mas “isso só me dá mais poder para não ter medo de puxar da minha câmara a qualquer momento“, diz.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também