Pedro Lima regressa ao Teatro com a peça “Negócio Fechado”

0

O ator Pedro Lima regressa ao teatro na peça Negócio Fechado, de David Mamet, com encenação de Rodrigo Francisco, numa produção da Companhia de Teatro de Almada.

De 25 a 28 de Setembro, a obra-prima do dramaturgo norte-americano, que conta com Alberto Quaresma, Marques D’Arede e Pedro Lima nos principais papéis estará no Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada, e depois fará carreira no Teatro da Trindade em Lisboa, de 2 a 19 de Outubro.

 Negócio Fechado, uma adaptação e encenação de Rodrigo Francisco de Glengarry Glen Ross, de David Mamet, estreou na Sala Experimental do TMJB em Março de 2013, tendo esgotado 17 sessões e sido vista por mais de 1900 espectadores. O interesse manifestado pelo público motivou a sua reposição na Sala Principal do TMJB, primeiro, e depois, na Sala Principal do Teatro da Trindade.

 

Mamet escreveu Negócio fechado a partir de uma experiência pessoal, quando trabalhou numabagência imobiliária nos arredores de Chicago, nos anos 60. Foi vinte anos mais tarde, nos chamados “anos dourados” de Reagan, que escreveu a peça que lhe valeu o Pulitzer, em 1984. Inspirada no mundo impiedoso dos agentes imobiliários que Mamet observou a digladiarem-se por prémios de produtividade – à custa dos seus colegas, inevitavelmente –, Negócio fechado é uma crítica à sociedade americana sua contemporânea. Na versão de Rodrigo Francisco, aChicago de Mamet transforma-se em Almada, onde cinco vendedores sem escrúpulos se empenham em vender, a crédito, terrenos e apartamentos a pessoas que não têm dinheiro para comprá-los – imigrantes, idosos e solitários que não têm com quem conversar. Como no original, “os segundos são os primeiros dos últimos” – mostrando ser universal a desilusão  escondida no reverso da medalha do Sonho Americano, que foi também, nos anos 90, o pequeno Sonho Português.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também