A menos de uma semana de colocar um ponto final na sua vida, por meio da eutanásia, a jovem Brittany Maynard continua a partilhar com os milhares de seguidores como têm sido os seus últimos dias.
Quando lançou uma campanha online juntamente com uma associação sem fins lucrativos, no início deste mês, para que todas as pessoas do seu país, EUA, pudessem morrer com dignidade, havia um último desejo desta jovem de 29 anos por cumprir.
Rapariga de 29 anos com doença terminal opta pela eutanásia
No entanto, graças à repercussão que a sua história está a ter nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo, o seu desejo de conhecer o Grand Canyon tornou-se realidade.
Em comunicado à revista People na passada sexta-feira, Brittany Maynard revelou “esta semana eu e a minha família viajámos para o Grand Canyon, graças à bondade dos americanos em todo o país que se chegaram à frente para me ajudarem a tornar este desejo numa realidade”.
Sobre o local que tanto ansiava visitar, a jovem confessou: “O Canyon era incrivelmente bonito e eu fui capaz de aproveitar o meu tempo com as duas coisas que mais amo: a minha família e a natureza”. No entanto, apesar da beleza do local e da possibilidade de concretizar o seu último sonho, os sintomas da sua doença, que se têm vindo a agudizar nos últimos tempos, impediram-na de esquecer por breves momentos que sofre de uma doença terminal. “Infelizmente, é impossível esquecer o meu cancro. Fortes dores de cabeça e de garganta nunca desaparecem e, infelizmente, na manhã seguinte, eu tive o meu pior ataque até agora. A minha fala ficou paralisada por algum tempo após eu ter recuperado a consciência e o sentimento de fadiga continuou durante o resto do dia. Este ataque foi uma dura lembrança de que os meus sintomas continuam a piorar à medida que o tumor segue seu curso”.
A jovem, que padece de um tumor cerebral em fase terminal, um glioblastoma fase 4, espera que, após a sua morte, o seu exemplo sirva para que as pessoas continuem a luta pela morte com dignidade. “Eu peço que por favor continuem a apoiar os esforços desta causa, estado a estado, para serem criadas leias sobre a morte com dignidade disponíveis para todos os americanos. O meu sonho é que cada doente terminal americano tenha acesso à escolha de morrer nos seus próprios termos com dignidade”.
A jovem de 29 anos terminou o comunicado pedindo: “Por favor, tomem um papel activo para tornar isto uma realidade. A pessoa que estas a ajudar pode ser alguém que ames ou, até mesmo no futuro, a ti mesmo.”
Rapariga que optou por eutanásia publica mensagem de agradecimento
Brittany Maynard escolheu o dia 1 de Novembro para colocar um ponto final ao seu sofrimento através da eutanásia, de modo a poder ainda festejar o aniversário do marido que faz anos na próxima quinta-feira, dia 30.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar