A cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada do AmadoraBD 2014 – 25.º Festival Internacional de Banda Desenhada realiza-se este sábado, 1 de Novembro, às 19h, nos Recreios da Amadora.
Durante o evento são conhecidos os vencedores deste ano relativos às categorias: melhor álbum português, melhor argumento para álbum português, melhor desenho para álbum português, melhor álbum de autor português em língua estrangeira, melhor álbum de autor estrangeiro, melhor álbum de tiras humorísticas, melhor ilustração de livro infantil (autor português), prémio clássicos da 9.ª arte, melhor fanzine e o troféu de honra, onde é premiada uma personalidade com carreira ligada à banda desenhada.
Num ano em que o Festival assinala e comemora diversas datas importantes, nomeadamente os 25 anos do próprio Festival, os 75 anos do Batman, os 50 anos da Mafalda ou os 70 anos de carreira do autor José Ruy, o evento de entrega de prémios do AmadoraBD conta com a atuação de António Chainho, que está prestes a comemorar 50 anos de carreira, bodas de ouro de um casamento feliz e generoso com a guitarra portuguesa, o seu instrumento de sempre. Também ele morador da Amadora, iniciou a sua carreira acompanhando grandes nomes do fado, saiu de Lisboa e ganhou o mundo, abrindo depois novos horizontes à guitarra portuguesa, atravessou com ela as fronteiras do fado e juntou-se a outras vozes e a outros instrumentos, de todos os continentes, sempre com salas cheias. Foi ainda o fundador das Escolas da Guitarra Portuguesa, com o seu nome, onde leciona numa base regular. No âmbito da comemoração dos 50 anos de carreira, em 2015, António Chainho prepara-se para gravar um novo disco com novas composições.
Este sábado, Mestre António Chainho vai estar em palco com Filipa Pais – que desde a “Guitarra e Outras Mulheres” tem sido uma presença regular nas suas apresentações e fará parte do novo trabalho para dar voz a algumas das suas composições – e com os companheiros de há muito, Ciro Bertini (no baixo), o homem dos múltiplos instrumentos e o guitarrista Tiago de Oliveira (na viola), ambos músicos de eleição, que conhecem melhor do que ninguém a mágica forma de tocar do Mestre António Chainho e o trinar da sua guitarra.
A entrada na cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada do AmadoraBD é gratuita, limitada à lotação da sala.
O AmadoraBD decorre até dia 9 de Novembro, no Fórum Luís de Camões e em diversos locais na Amadora e em Lisboa. Mais informações sobre o Festival em www.amadorabd.com.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar