A Rússia proibiu pessoas com distúrbios mentais de terem carta de condução e incluiu os transsexuais nesta lista. Na lista estão também integrados voyeurs, pedófilos, pessoas com fetiches sexuais, viciados em jogo e cleptomaníacos.
O governo russo afirmou que está apertar o controlo médico no que diz respeito aos condutores pois tem havido muitos acidentes nas estradas.
Tal notícia foi divulgada após queixas internacionais contra a Rússia no que diz respeito à perseguição de activistas dos direitos gay.
Segundo o serviço russo da BBC, Valery Evtushenko, da Associação Psiquiátrica da Rússia, demonstrou preocupação com tais restrições à condução. A Associação Russa dos Direitos Humanos também se pronunciou sobre o assunto, classificando esta lei como sendo “discriminatória“.
Contudo, a União Profissional de Condutores apoia tal decisão. Alexander Kotov, responsável pela União, afirmou que: “Temos tido muitas mortes na estrada, e acredito que exigir mais rigor os requisitos para os candidatos é completamente justificável“.
O psiquiatra e especialista Mikhail Strakhov declarou que a definição de “distúrbios mentais” era muito vaga e que alguns distúrbio não afecta a capacidade de uma pessoa conduzir um carro com segurança.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar