A companhia aérea Qatar Airways lançou um novo anúncio comercial, no qual transforma o FC Barcelona numa cidade. No vídeo podemos ver Gerard Piqué como oficial da alfândega a carimbar o passaporte de Neymar, Messi a ensinar toques de bola numa escola, Iniesta a fazer uma pintura de rua com uma bola, Puyol a evitar que um vaso caia na cabeça de duas senhoras que conversam num banco de rua e muito mais.
O vídeo foi divulgado hoje e conta já com mais de 60.000 visualizações.
Este comercial surge devido ao recente acordo entre o clube catalão e a companhia aérea, no qual a Qatar Airways passou a ser o principal patrocinador do Barcelona. A companhia aérea faz ainda história dentro do clube ao ser a primeira empresa comercial a ter o logo presente nas camisolas da equipa, que até aqui sempre se recusou a ter marcas empresariais a figurarem nas camisolas.
O logo da Qatar Airways irá substituir o logo da Qatar Foundation nas costas das camisolas enquanto que à frente, até 2016, será mantido o logo actual: UNICEF. Em conferência de imprensa o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, justificou esta mudança de posição financeira dizendo:
A competição é muita e se queremos estar no topo precisamos de recursos. Há poucas formas de os conseguir. Direitos televisivos no futuro deverão ser menores devido ao estado da economia. A outra forma é através de quotas de sócio mais altas ou vendendo imóveis, que é algo que não queremos fazer. Temos de procurar recursos através de marketing. É o único caminho a seguir. Isto é o que tenho a dizer aos 10% – de sócios – que votaram contra esta medida.
Contudo, internamente, esta sempre foi uma hipótese em aberto. A Qatar Sports Investment, em 2010, assinou com o clube um contrato de 165.5 milhões de euros, com validade de 5 anos, para o logo da Qatar Foundation aparecer nas costas das camisolas do Barcelona. Adicionalmente, esse contrato tinha uma cláusula de 96 milhões de euros adicionais, passível de ser activada pelo clube, que autorizava a mudança do logo no futuro.
O vice presidente do Barcelona, Javier Faus, clarificou a confusão gerada declarando que o clube está apenas a manter o acordo, uma vez que a Qatar Airways está apenas a substituir o logo da Qatar Foundation nas camisolas.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar