Maria Rueff: Zé Manel Taxista comemora 20 anos em Almada

0

A UAU produziu, António Pires encenou, e Maria João Cruz, Filipe Homem Fonseca, Mário Botequilha e Rui Cardoso Martins escreveram os textos a que Maria Rueff e os outros intérpretes vão dar corpo e voz em Zé Manel Taxista. A personagem famosa de Maria Rueff faz vinte anos e ressurge neste espectáculo que vai estar em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite dias 15 e 16, sexta e sábado às 21h, e domingo, dia 17, às 16h.

Nomes próprios: Zé Manel. Apelido: Taxista. Não é mas é como se fosse, pois esta personagem, criada em 1998 para o programa da RTP Herman 98, tornou-se de tal forma lendária que elevou a palavra taxista a um outro patamar, qualificando-a para entrar na categoria dos nomes. Apesar de ter só 20 anos, este motorista de táxi é uma espécie de compêndio vivo sobre a arte de ser um taxista à portuguesa. Depois da televisão e da rádio, Zé Manel, chefe de família à moda antiga e glorioso benfiquista, comemorou em 2018 o seu vigésimo aniversário com a criação deste espectáculo, que põe em cena a azáfama arreliada do seu dia-a-dia: a Lisboa dos turistas e dos estudantes Erasmus, os problemas e dilemas do filho, Eusébio Jr., condutor de tuk-tuks, e outras arrelias da vida moderna para um taxista dos antigos como já não se fazem.

Maria Rueff  (n. 1972) é uma actriz de quem se pode dizer com plena propriedade que é uma comediante. Estreou-se como profissional em 1991, sob a direcção de Armando Cortez, no Teatro Villaret. Desde então, a sua carreira tem sido ininterruptamente ascensional, com presença destacada em incontáveis programas de entretenimento televisivo, filmes e espectáculos de teatro. A sua colaboração com Herman José, longa e profícua, gerou várias personagens como nunca se tinham visto em Portugal interpretadas por uma mulher, de que Zé Manel Taxista – contraponto lampião do também muito famoso portista Estebes – será porventura a que tem tido maior longevidade. Em 1999 foi agraciada com o grau de Oficial da Ordem do Mérito pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também