MIL – Lisbon International Music Network 2019 com Lula Pena e Letrux no cartaz

0

A 3ª edição do MIL – Lisbon International Music Network acontece de 27 a 29 de Março, em vários espaços do Cais do Sodré.

Depois do anúncio da extensa programação artística e dos nomes confirmados para a convenção profissional, o MIL – Lisbon International Music Network anuncia o espectáculo de abertura da 3ª edição que reúne as actuações de Letrux e Lula Pena, e termina com a festa Noite Bacaneza.

O espectáculo acontece no dia 27 de Março no B’Leza e dá início à programação artística do festival, que se prolonga até 29 de Março e conta com mais de 70 actuações em diversos clubes nocturnos e salas de espectáculo do Cais do Sodré.

Com uma abordagem singular à canção popular global que a levaram a conquistar devotos por todo o mundo, Lula Pena convida a fazer uma travessia pelo mundo da lusofonia através da sua música. A relação ao Brasil e a ponte com a lusofonia são constantes no seu trabalho: as suas composições são influenciadas pela MPB e pela Bossa Nova e, nos seus trabalhos editados, tem revisitado vários temas de compositores como Chico Buarque, Ederaldo Gentil, Elomar e de autores como Jerusa Pires Ferreira.

De uma ponta do atlântico para o outro, Letrux – nova encarnação a solo de Letícia Novaes depois do fim do duo de MPB Letuce – é o nome que agita a música independente brasileira desde a sua estreia, em 2017. Nesta nova identidade, Letrux ganhou um novo destaque na cena brasileira com o disco “Noite de Climão”, considerado um dos melhores álbuns do ano por diversos meios de comunicação, premiado mesmo como Melhor Disco nos Prémios Multishow. Como disse o crítico brasileiro Renato Gonçalves na revista Bravo: “Sem repetir fórmulas consagradas ou modas passageiras, Letrux cria para si uma linguagem sonora que privilegia a dramaticidade dos sintetizadores e as melodias prontas para grudar na cabeça (…)” Letrux em noite de climão é o exercício livre da fantasia e do humor — que hoje é quase um ato de resistência — no difícil e sombrio Brasil pós-crise democrática. “Bota na tua cabeça que isso aqui vai render” (“Vai render”).”

Depois de duas actuações surpresa em versão intimista, Letrux regressa a Lisboa em “Noite de Climão” para sua estreia oficial com banda no MIL.

Confirmados estão mais de 70 dos melhores novos artistas nacionais e de expressão lusófona como é o caso de Blaya, Cave Story, Rubel, Conan Osiris, Conjunto Corona, Filho da Mãe, Ghost Hunt, PAUS, Scúru Fitchádu, Bateu Matou, Fogo Fogo, Melquiades, Môrus, a ex-vocalista dos Buraka Som Sistema Pongo, Pedro Mafama, entre muitos outros.

O Programa PRO, dirigido a profissionais e estudantes do sector da música, conta com mais de 30 debates, keynotes, masterclasses e diversas oportunidades de formação e networking.

Os destaques são deste ano vão para a presença de Simon Reynolds, conceituado crítico de música desde os anos 80 (Melody Maker, The Guardian, Mojo, Uncut, etc), Pete Kember (Sonic Boom), produtor e músico britânico, conhecido pelo seu grupo Spacemen 3, Pena Schmidt é uma figura incontornável na indústria da música brasileira, Fabiana Batistela, directora do festival SIM São Paulo, Christopher Abric, fundador do La Blogothèque; Christine Nitsch, VP Strategy & Analytics do Soundcloud.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também