Os benefícios da alimentação vegana e os alimentos mais usados

0

O veganismo tem ganhado adeptos pelo mundo todo, graças aos benefícios que traz para à saúde e o funcionamento do corpo, mas também as vantagens ambientais que esse estilo de vida proporciona.

Vegano vem do inglês “vegan” que no dicionário Priberam significa: Que ou quem não utiliza ou não consome produtos derivados de animais; que ou quem é adepto do veganismo (ex.: roupa vegana; os veganos só comem alimentos de origem vegetal) [Contrariamente a alguns vegetarianos, os veganos não ingerem nenhum tipo de carne, ovos, mel ou. laticínios].

Logo, as pessoas que escolhem essa alimentação não usam nenhum tipo de produto de origem animal, isso também se estende as suas vestimentas, decoração e todos os itens de uso quotidiano.

As vantagens proporcionadas pela troca alimentar

Existem muitos pontos positivos no veganismo, prova de seu sucesso é que muitos famosos já estão praticando, como Beyonce, Rooney Mara, Joaquin Phoenix, Ariana Grande, Paul McCartney, Miley Cyrus e muitos outros.

Eles atuam como grandes influenciadores da massa e mostram a importância da adesão desses alimentos e os benefícios trazidos pelo corte das carnes e demais itens do cardápio. Entre as principais mudanças estão:

– Manter à saúde – Esse tipo de restrição alimentar auxilia no equilíbrio do peso, mas vale lembrar que quando ingeridos em excesso os alimentos engordam, assim como as carnes, queijos e leites;

– Doenças – Reduz a incidência de colesterol alto, pressão arterial desregulada e Diabetes do tipo 2, além de favorecer em diversos outros tipos de males. Alguns estudos científicos apontam que os veganos tem menor probabilidade de desenvolver câncer;

– Empatia – A consciência gerada pela troca dos alimentos vem do aumento da empatia do indivíduo com o mundo, já que favorece a si mesmo e as demais pessoas;

– Natureza – A criação de gados, por exemplo, é um dos piores destruidores da camada de ozônio, assim como a morte dos bichos pode ocorrer de maneira cruel e desumana, o fim do consumo da carne pode acabar com esse sistema.

Alimentos ricos em vitamina e sem componentes de origem animal

A alimentação vegana é rica em frutas, verduras, oleaginosas e principalmente grãos. Sua culinária utiliza todos os estágios de um produto, como o grão de bico, de onde pode ser feito hambúrgueres, bolinhos e almôndegas, e a água de seu cozimento se transforma em uma cobertura de pastel.

As pessoas também se preocupam com a origem de suas comidas e optam por orgânicos, que são cultivados sem o uso de agrotóxicos. As grandes redes lusitanas, como o Jumbo, oferecem promoções em orgânicos e alimentos veganos, por um preço ótimo e acessível.

Opções como leites, iogurtes, queijos, carnes, ovos e mel ficam de fora do cardápio, mas podem ser substituídos por itens igualmente saborosos. Os ovos entram nos pasteis e pães para proporcionam consistência, eles podem ser trocados por linhaça ou chia hidratada, que proporcionam um efeito igual.

A adaptação pode ser dificultosa, mas as mudanças serão notadas com rapidez. Elas influenciam a pele, a hidratação, as musculaturas e o funcionamento intestinal.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também