COVID-19: Associação portuguesa de insuficientes renais sugere medidas de segurança

0

No contexto da atual epidemia de COVID-19, a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) lança um conjunto de recomendações a adotar pelas pessoas com doença renal crónica, dirigidas, em particular, a quem faz diálise peritoneal (tratamento no domicílio), por forma a garantir total segurança na continuidade do tratamento e o apoio necessário.

Das recomendações da APIR fazem parte:

Apoio Domiciliário

Todas as visitas domiciliárias são desaconselhadas durante este período. Em caso de necessidade, o doente deverá contactar a equipa técnica ou a sua equipa de enfermagem para resolver os possíveis problemas exclusivamente à distância.

Material de consumo clínico: máscaras e desinfetante

Face à elevada procura destes consumíveis, devem ser utilizados de forma racional, mas segura, para evitar o desperdício.

Entregas domiciliárias

A entrega de material para a realização do tratamento não está em causa, mas recordamos que, nos casos em que é possível, o material deve ser recebido por um familiar ou outra pessoa com quem o doente partilhe casa, sendo que este deve cumprir todas as recomendações de proteção, higiene e segurança emitidas pelas autoridades de saúde, tais como:

  • Fazer a higienização das mãos com um desinfetante à base de álcool
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Praticar a etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o cotovelo ou papel descartável e depois deitar fora o papel usado
  • Usar uma máscara cirúrgica nos casos em que apresente sintomas respiratórios e fazer a higienização das mãos após descarte da máscara
  • Cumprir a distância social (mínimo de 1 metro)

Deverá ser evitada temporariamente a recolha de material e equipamento na casa de doentes, bem como dispensada a assinatura da guia de transporte.

Identificação de caso suspeito

No caso de ser identificado um doente, cuidador ou familiar próximo, com diagnóstico de COVID-19, ou caso suspeito de contacto e/ ou quarentena, deve ser notificado o respetivo enfermeiro de apoio domiciliário ou a equipa de apoio a clientes da empresa fornecedora ou o hospital onde é seguido em consulta de Nefrologia. Nesse caso poderão ser implementadas medidas adicionais de prevenção, mas será sempre garantida a entrega do tratamento.

//AR

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Dannii lança Single: A Vida é Dura

Dannii lança “A Vida é Dura”, um dos temas mais marcantes do seu aguardado álbum “Raízes” ainda em fase de produção.  Com uma abordagem honesta e visceral, a ...