Concorrente foi acusado de atitude discriminatória e acabou por ser sancionado com uma nomeação direta que pode ditar a sua expulsão na próxima gala
O BB2020 está novamente envolto de polémica. Depois das críticas à gala de domingo, a polémica com o concorrente Hélder está a dar que falar.
Em causa está um comentário feito pelo concorrente em que confidenciava a Iury e Soraia que preferia ser mulherengo a ser como o concorrente Edmar que é homossexual. Rapidamente as redes sociais incendiaram-se com críticas contra a postura do concorrente, com vários internautas, incluindo o modelo Luís Borges, a defender a expulsão imediata do concorrentes outros a sugerir uma nomeação direta.
Chamado ao confessionário, Hélder foi confrontado com imagens suas sobre comportamentos menos adequados no jogo e foi repreendido por Cláudio Ramos. Tentando justificar-se o concorrente alegou que tem “muitos amigos homossexuais” e que “ideia não era mgoar“.
A mensagem de Cláudio Ramos foi clara e o concorrente saiu em lágrimas do confessionário “Eu venho ter uma conversa consigo, Hélder, que sou muito sincero, não gostaria de a ter (…) Quando se diz que gosto desse tipo de pessoas parece que de alguma forma está a dizer aquilo que não deve dizer. É um comportamento feio para não dizer homofóbico quando olha para o Edmar“.
“A desculpa que não é para magoar não serve. Porque, imagine como se sentem todas as pessoas que estavam em casa àquela hora a vê-lo, a olhar de soslaio para o Edmar a vê-lo ser travado pela Soraia. Não estou a dizer que o fez de forma intencional. Não estou a julgá-lo, não posso fazê-lo, nem devo fazê-lo” referiu ainda o apresentador.
Também a Voz da Casa arrasou o comportamento do concorrente e salientou que há regras a respeitar no jogo “Hélder, as suas ações nos últimos dias deixaram muito a desejar. O Cláudio já falou consigo, mas eu também tenho algo a dizer-lhe. No Big Brother as atitudes sexistas, homofóbicas, xenófobas e racistas são inadmissíveis, tal como na nossa sociedade. Todas estas transgressões são delitos graves a que o Big Brother jamais poderá fechar os olhos. Não é por estar encerrado numa casa que pode fazer e dizer o que bem lhe apetecer. Recordo-lhe que o Hélder e todos os concorrentes estão a ser vigiados 24 horas por dia e que o país inteiro está a ver-vos. Hoje Portugal acordou extremamente revoltado com o seu comentário”.
Dada a oportunidade a outros elementos da casa sobre a atitude do concorrente, estes saíram em defesa de Hélder acreditando que as suas palavras não foram mal intencionadas. Principalmente Edmar que chegou a referir que ficou “chocado” com o Big Brother por esta postura.
Nas redes sociais muitos que saíram em defesa do concorrente e Fanny ex-concorrente da Casa dos Segredos fala mesmo em bullying. “Tantas pessoas que andaram meses a fio com comportamentos impróprios num programa de televisão e NADA fizeram! Algo que ele disse num tom sem maldade nenhuma… por amor de Deus! O que vocês lhe estão a fazer é bulling. Claro que se ele é hetero, normal que tenha dito que não era “homo”! Sem maldade nenhuma e estão a fazer um bicho de sete cabeças meu Deus! MENOS Endemol” partilhou a ex-concorrente no seu insta stories.
“A TVI não têm o direito de humilhar publicamente o concorrente.
Eu saia na mas levavam um processo na hora”, “É só para subirem audiências, desisti de ver! Primeiro foi a situação da Sandrine para dar canal,agora isto! Por Amor da Santa!”, “Foi me só a crucificar pessoas assim. Já houve muitos piores e ninguém fez nada”, “Eu sempre gostei e respeitei o Cláudio mas acho que ele esteve bem pior que o Hélder, foi humilhante, fiquei chocada com tanta humilhação, até os colegas foram em defesa dele”, “A TVI e a sua hipocrisia, como foi com a reportagem da malta mal educada do Norte. Básicos” ou “Eu não defendo a atitude do Helder que foi inconveniente….Eu condeno e detestei e chocou-me a a atitude do programa..isso chama-se bulling…por isso me manifesto” são algumas das muitas críticas que se podem ler nas redes sociais do formato.
Quanto à sanção aplicada ao concorrente, caberá aos portugueses decidirem se querem que este seja expulso ou permaneça em jogo. Os resultados serão conhecidos na gala do próximo domingo.
Assista aqui aos vídeos que estão a dar que falar.
//AR
Sê o(a) primeiro(a) a comentar