‘O Pai’ e ‘Minari’ entre os maiores candidatos aos Óscares

0

‘O Pai’, do dramaturgo e realizador Florian Zeller, ‘Minari’, de Lee Isaac e ‘Billie Holiday vs, Estados Unidos’, a longa-metragem de Lee Daniels sobre os últimos anos da vida de uma das maiores divas do jazz, integram a lista de nomeados à 93ª edição dos Óscares que se realiza a 25 de abril.

Nomeado para seis Óscares da Academia, incluindo ‘Melhor Filme’ e ‘Melhor Atriz Secundária’ (Olivia Colman) o ‘O Pai’, o drama familiar de Zeller sobre um homem com demência, está também nomeado na categoria de ‘Melhor Ator’ com Anthony Hopkins a ser o ator mais velho de sempre a receber esta nomeação aos 83 anos.

‘Minari’ de Lee Isaac, conta também com seis nomeações aos Óscares, concorrendo, entre outras, nas categorias de ‘Melhor Realizador’, ‘Melhor Filme’, e ‘Melhor Ator’ para Steve Yeun, o primeiro ator ásio-americano a receber uma nomeação nesta categoria. O filme de Isaac foi o filme vencedor do Globo de Ouro para ‘Melhor Filme Estrangeiro’ e soma ainda seis nomeações para os prémios BAFTA.

A cantora Andra Day, vencedora do Globo de Ouro para ‘Melhor Atriz de Drama’, pelo seu papel em ‘Estados Unidos vs Billie Holiday’, está nomeada para o Óscar de ‘Melhor Atriz’. Andra assume o papel principal neste filme de Lee Daniels sobre os últimos anos da vida de uma das maiores divas do Jazz.

Com distribuição em Portugal pela NOS Audiovisuais, ‘O Pai’, ‘Minari’ e ‘Estados Unidos vs Billie Holiday’ chegam brevemente aos cinemas nacionais.

Lista de Nomeações:

O Pai
Melhor Atriz Secundária
Melhor Argumento Adaptado
Melhor Production Design
Melhor Montagem
Melhor Ator – Anthony Hopkins
Melhor Filme

Minari
Melhor Atriz Secundária
Melhor Banda Sonora Original
Melhor Argumento Original
Melhor Ator – Steve Yeun
Melhor Realizador – Lee Isaac Chang
Melhor Filme

Estados Unidos vs Billie Holiday
Melhor Atriz – Andra Day

 Sinopse o Pai

Anthony (Anthony Hopkins, vencedor de um Óscar) tem 81 anos e mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne (Olivia Colman, vencedora de um Óscar) tenta impor-lhe. Porém, esse apoio torna-se cada vez mais urgente para ela, pois vai deixar de poder visitá-lo todos os dias – decidiu mudar-se para Paris para viver com um homem que acabou de conhecer… Mas se isso é verdade, quem é o estranho que irrompe pela sala de Anthony, afirmando ser casado com Anne há mais de dez anos? E porque diz tão convictamente que estão na casa do casal e não no apartamento de Anthony? E ela não tinha decidido ir viver para Paris? Estará Anthony a perder o juízo? Parece que o mundo, por instantes, deixou de ter lógica. ‘O Pai’ aborda a trajetória extremamente tocante de um homem, outrora forte e enérgico, cuja realidade se vai desmoronando lentamente perante os nossos olhos. Mas é também a história de Anne, a filha que enfrenta um dilema igualmente revelador e doloroso: o que fazer com o pai? Como viver o momento mantendo a dignidade dos dois?

Sinopse Minari

Uma terna e arrebatadora história sobre o que nos faz criar raízes, Minari acompanha uma família coreana-americana que se muda para uma pequena quinta no Arkansas em busca do seu próprio sonho americano.

A casa da família sofre uma enorme mudança com a chegada da avó, matreira e desbocada, mas extremamente carinhosa. Por entre a instabilidade e os desafios desta nova vida nas rudes montanhas Ozark, Minari mostra-nos como a família é resiliente e como se constrói um lar.

Com Steven Yeun (Walking Dead; Burning) num dos principais papéis, Minari foi o filme vencedor do Grand Jury Prize e do Audience Award no Festival de Sundance de 2020.   

Sinopse Estados Unidos vs Billie Holiday

A lendária Billie Holiday, uma das maiores intérpretes de jazz de todos os tempos, foi adorada por fãs de todo o mundo durante a maior parte da sua carreira. Na década de 1940, em Nova Iorque, o governo federal perseguiu Holiday no âmbito de um esforço crescente para escalar e racializar a guerra contra a droga, procurando impedi-la de cantar a sua controversa e comovente balada Strange Fruit. Com realização do nomeado para Óscares Lee Daniels (realizador de ‘Precious’ e ‘O Mordomo’) e com participação da cantora e compositora nomeada para Grammys Andra  Day, Estados   Unidos   vs.   Billie   Holiday   apresenta   com   frontalidade   a vida complicada e irreprimível deste ícone musical. A argumentista Suzan-Lori Parks, a primeira afro-americana a ganhar um Prémio Pulitzer de Teatro, escreveu esta íntima história sobre uma destemida pioneira, cuja rebeldia na música ajudou ao crescimento do movimento dos direitos civis. O filme é ainda protagonizado pelo ator nomeado para um NAACP Image Award Trevante Rhodes, pela atriz nomeada para Emmys Natasha Lyonne, e também por Garrett Hedlund, Miss Lawrence, Rob Morgan, DaVine Joy Randolph, Evan Ross, Tyler James Williams, Tone Bell e Erik LaRay Harvey. Vencedora do Globo de Ouro para Melhor Atriz na categoria Drama (Andra Day).

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também