Esta sexta-feira santa fica marcada pela perda de uma das maiores atrizes que Portugal conheceu
Figura incontornável da cultura portuguesa, Eunice Muñoz, faleceu esta sexta-feira dia 15 de Abril, aos 93 anos de idade, no Hospital de Santa Cruz. De acordo com o site da TVI notícias, recentemente a atriz esteve “mais de um mês internada, devido a vários problemas de saúde” tendo tido alta hospitalar no início de março.
‘Só gostaria de não estar muito tempo doente’ confessou numa entrevista cedida, recentemente, a Manuel Luís Goucha para a TVI. Foi precisamente nesta estação que desempenhou o seu último trabalho televisivo na novela ‘Festa é Festa’. Antes, a malograda atriz esteve em palco com a peça ‘A Margem do Tempo’ ao lado da sua neta Lídia Muñoz, também ela atriz e sua fã incondicional.
Eunice do Carmo Munhoz, nasceu a 30 de julho em Moura e estreou-se pela primeira vez no palco do Teatro Nacional D. Maria II aos 13 anos de idade. O seu enorme talento foi imediatamente reconhecido, dando início a uma longa carreira ao serviço da cultura portuguesa.
Com inúmeras provas dadas da sua graciosidade enquanto atriz, Eunice Muñoz foi distinguida com três globos de ouro: o primeiro em 1996 com a peça ‘As Troianas’ onde foi distingida com o prémio de Melhor Atriz de Teatro, mais tarde em 2003 voltou a ser distinguida com este prémio e em 2008 recebeu o Prémio de Mérito e Excelência pelo trabalho desenvolvido ao serviço da cultura portuguesa. Ainda no que toca a distinções, a atriz foi também distinguida em 2015 nos prémios Sophia com o prémio de carreira.
O seu percurso mereceu-lhe também a condecoração por parte do Presidente da República com a Grã Cruz da Ordem de Mérito e a Grã Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.
//AR
Sê o(a) primeiro(a) a comentar