A fronteira entre o desporto e a fama é uma mera formalidade. Afinal, os desportistas acabam por se encaixar numa categoria no vasto mundo das celebridades. No entanto, o sonho de conquistar a fama através do desporto nasceu em diversas personagens que são famosos, mas, não por alguma prática desportiva.
Existe uma famosa canção brasileira que lança a pergunta: “quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”. E de facto, muitos vêm o desporto como um caminho para a vida, especialmente aqueles que estão familiarizados com alguma modalidade desde a infância.
No mundo das celebridades existem diversos nomes conhecidos que antes da fama estiveram realmente perto de seguir o caminho do desporto, porém, quis o destino que a fama os alcançasse por outros meios.
A seguir, conheceremos os nomes que estiveram com um pé no desporto, mas terminaram por enveredar por outros caminhos. Alguns deles, até seguiram no desporto, no entanto, em modalidades muito diferentes.
A chamada do relvado
O desporto-rei é o mais popular do mundo. Devido à sua adesão por uma grande parte da população, encontramos diversos casos de famosos que, antes de tudo, tentaram ganhar a vida a chutar ou defender a bola.
A liga de futebol espanhola é conhecida como “A Liga das Estrelas”, pelos estádios do país ibérico desfilaram jogadores geracionais, como Ronaldo, Messi, Zidane e Ronaldinho Gaúcho. O sonho de estar ao lado dessas estrelas é partilhado por milhares de jovens. No entanto, apenas alguns desses realmente acabam por alcançar o objetivo.
O espanhol Ramón Colillas era um desses sonhadores. O seu espírito competitivo fê-lo tentar a sorte no futebol, mas como jogador não deu certo. Então, Colillas decidiu estudar para ocupar uma posição de treinador, a licenciatura foi concluída, mas o sucesso também não chegou à beira do relvado.
Determinado em triunfar no desporto, Ramón encontrou no poker o seu lugar. O espanhol empilhou uma série de vitórias em eventos importantes e destacou-se como um jogador promissor no panorama mundial. A sua especialidade é o Poker Texas Hold’em, a variante mais praticada em todo o mundo nas mesas deste jogo de cartas. Atualmente, o jogador é embaixador da modalidade e continua a jogar torneios online e offline.
Outro desportista que tentou ser futebolista antes da fama é Connor McGregor. O lutador irlandês juntou-se cedo às categorias juvenis do Lourdes Celtic Football Club.
Na juventude, McGregor atuava por duas equipas amadoras, o Slieveamon United e Yellowstone Celtic, e disputava a Churches League e a Leinster Football League.
Além do futebol, McGregor também praticava artes marciais, onde começou a competir e ganhar dinheiro. Os prémios recebidos nas lutas eram muito maiores do que os que ganhou com o futebol. Não demorou para o irlandês trocar o relvado para se dedicar ao mundo das lutas. E resultou.
Atualmente, Connor é conhecido pela alcunha de “Notorious”, fez o seu nome no UFC e também ganhou uma “pipa de massa”.
Amantes do basebol
O mundo do cinema e do desporto quase perderam duas estrelas para o basebol. A modalidade é a terceira mais popular dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do futebol americano e do basquetebol. A MLB, maior liga profissional, conta com os melhores do mundo e a World Series, inclusive, é transmitida em todo o mundo.
Devido à sua paixão pelo basebol, o mundo quase perdeu um dos maiores galãs do cinema atual. O ator George Clooney cresceu em Cincinnati, morada da equipa de basebol Cincinnati Reds. Durante a sua carreira escolar, Clooney intercalava as aulas e o campo, onde se destacava como um dos melhores.
Nessa época, o plano de vida do ator era ser jogador profissional e fazer parte da liga principal. Ao todo, Clooney apresentou-se duas vezes nos Reds para realizar testes e tentar integrar a equipa. Com duas “negas”, o ator conta que teve que refazer os planos da sua vida, que naquele momento era um só: ser jogador profissional.
Antes de encontrar a fama em diversos filmes de Hollywood, Clooney foi vendedor de sapatos, trabalhou na construção civil, cortou tabaco… enfim, foram muitas as voltas até encontrar o seu lugar na indústria cinematográfica.
Michael Jordan, uma figura transversal do basquetebol, deixou de lado a sua bem-sucedida carreira na NBA para tentar ser jogador de basebol. Em 1993, após vencer o terceiro título consecutivo com os Chicago Bulls, anunciou que deixaria o basquetebol e se dedicaria ao basebol. Num acordo com o dono dos Bulls, Jerry Reinsdorf, que também é o proprietário dos Chicago White Sox, equipa da MLB, Jordan acabou por fazer parte duma equipa da terceira divisão da modalidade para testar as suas habilidades.
A aventura terminou após apenas uma temporada. No relvado, MJ não contava com a mesma habilidade que tinha na NBA. No ano seguinte, Jordan regressou aos Bulls para vencer outros três campeonatos e colocar o seu nome no posto mais alto do basquetebol.
Com efeito, o mundo do desporto é extremamente atrativo. Competir, vencer, ter o seu nome cantado pelos adeptos e ser reconhecido pela excelência é o sonho de muitos. Ainda que Jordan e McGregor tenham apenas feito uma “alteração” na rota, ambos conseguiram a fama por modalidades diferentes das suas respetivas “paixões”, existem muitos outros que realmente tinham o desporto como caminho.
Tentar a sorte como desportista não é nada fácil, e fica provado nas histórias que contamos aqui. A partir de agora, quando ver a sua celebridade favorita, tente imaginar em qual modalidade ela se encaixaria e como se conseguiria safar.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar