32ª edição do Curtas Vila do Conde arranca esta sexta com filme-concerto

0

Arranca esta sexta-feira a trigésima segunda edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. O fim-de-semana inaugural será marcado pelo filme-concerto do realizador João Gonzalez (sexta, 12 de julho, 20:00), a estreia nacional da primeira longa-metragem de Laura Ferrés, A Imagem Permanente (sábado, 13 de julho, 18:00), realizadora a quem o festival dedica um foco especial na edição deste ano; e o filme de abertura da secção Curtinhas, O Segredo dos Perlimps de Alê Abreu (sábado, 13 julho, 16:30). 

João Gonzalez, que se estreou no Curtas em 2017 na competição Take One! (com o filme The Voyager), conheceu a partir de 2022 uma ascensão mediática meteórica, com o seu filme Ice Merchants a colecionar diversos prémios, desde a estreia no Festival de Cannes, até à cerimónia dos Óscares da Academia Americana. Com formação clássica em piano, o realizador combina frequentemente a sua veia musical com a animação autoral, assumindo o papel de compositor e, por vezes, de instrumentista nos seus filmes. A convite do Curtas, João Gonzalez apresenta – na sessão de abertura do festival – uma performance onde revisita a sua obra e algumas escolhas pessoais, com banda sonora alternativa composta e tocada ao vivo pelo cineasta.

Até dia 20 de julho, o festival vilacondense apresenta ainda uma vasta seleção de filmes em estreia nacional, traçando um panorama do que de melhor se faz, dentro e fora de portas, no formato curto. Em destaque na edição deste – a para da catalã Laura Ferrés, os trabalhos de Bertrand Mandico e Elina Löwensohn, num programa que provoca o diálogo entre a obra do realizador e da atriz; o realizador de animação Alberto Vázquez, o grego Yorgos Zois e o artista visual Morgan Quaintance este último a inaugurar uma exposição inédita na Solar – Galeria de Arte Cinemática. 

A seleção oficial do Curtas Vila do Conde integra ainda uma seleção de filmes realizados por alunos das escolas de cinema (Take One!), uma competição de filmes especialmente comprometidos com as temáticas da juventude (My Generation), e uma vasta programação dedicada a famílias, com sessões de cinema para várias idades e algumas oficinas (Curtinhas). 

A completar a proposta uma mão cheia de cine-concertos com propostas e encontros inusitados, que levam a palco a música de Rafael Toral, HHY & The Macumbas, Lula Pena, Filipe Melo e João Pereira (aqui com a colaboração de Beatriz Batarda. Em estreia nacional, A Pedra Sonha Dar Flor, um filme de Rodrigo Areias sobre a obra do jornalista e escritor Raul Brandão. Uma peça musicada ao vivo pelo músico vimaranense Dada Garbeck.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também