O músico Lou Reed faleceu neste domingo, aos 71 anos de idade. A causa de morte do guitarrista e compositor norte-americano ainda não foi revelada.
A notícia da morte de Lou Reed foi avançada pela revista Rolling Stone.
Lou Reed sofria de uma deficiência hepática e em Maio deste ano sujeitou-se a um transplante de fígado, mas não se sabe se a causa de morte estará relacionada com esta situação.
Em Março passado, a mulher do músico, Laurie Anderson, alertou numa entrevista para a difícil situação médica do companheiro, frisando que ele estava “a morrer” e que dificilmente recuperaria.
“Estou maior e mais forte do que nunca”
Depois da operação, em Junho passado, Lou Reed confessou que se sentia “uma vitória da medicina, da física e da química modernas”. “Estou maior e mais forte do que nunca”, dizia ainda. O músico também atribuiu ao tratamento oriental Tai Chi a sua estabilidade clínica nos últimos 30 anos.
A música mundial fica assim mais triste com esta perda. Lou Reed marcou a cena rock internacional no último meio Século, como uma figura irreverente e pioneira. Foi um dos criadores da banda de culto Velvet Underground, juntamente com o amigo John Cale, que marcou toda uma geração.
Actuava a solo desde 1972 e foi considerado um dos melhores guitarristas de sempre pela Rolling Stone.
“Ao longo de tudo isto, sempre pensei que se se pensar em tudo como um livro, então tem-se o Grande Romance Americano, cada disco como um capítulo. Eles estão todos em ordem cronológica. Pegas no todo, alinhas e ouves por ordem, aí está o meu Grande Romance Americano”, disse Lou Reed numa entrevista à Rolling Stone em 1987.
Recorde, de seguida, um dos maiores êxitos de Lou Reed da sua carreira a solo, “Walk on the wild side”, do álbum de 1972 “Transformer”…
Sê o(a) primeiro(a) a comentar