“A Calçada Conhece-te” | O Documentário Internacional que continua a dar que falar

0

Depois da exibição no festival Beach Break Film Festival em Half Moon Bay, Califórnia, em Dezembro do ano passado, o documentário de Mariana Arroja e André Badalo foi agora nomeado para “best music video” no Barcelona Indie Awards de Espanha.

“A Calçada Conhece-te” – O Documentário Internacional que continua a dar que falar

Este volta a ser um ano marcante para a cultura portuguesa. A candidatura da Calçada Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO ganha mais força.
O documentário “A Calçada Conhece-te” idealizado e produzido por Mariana Arroja, com direção de André Badalo, continua a ganhar reconhecimento, com destaque em diversos festivais internacionais, nomeadamente, no mercado norte-americano, chegando a  públicos de diferentes culturas, confirmando o impacto global da obra, que, mais do que um simples registo visual encanta e representa um tributo à arte de saber fazer calçada e aos calceteiros portugueses.
Em 2023, foi premiado com o Bronze Award de Melhor Documentário no Independent Shorts Awards em Los Angeles, selecionado para o Cannes Short Film Festival e, mais recentemente, para o Beach Break Film Festival.

A ideia do projeto surge no momento em que Mariana Arroja, cantautora em pleno processo criativo sobre a força simbólica da Calçada Portuguesa, se apercebe da dinâmica daquelas pedras. A artista, que tem formação científica, adotou uma abordagem metódica  expandindo a ideia inicial de apenas fazer a canção para a concepção de documentário abrangente. A partir dessa vivência o filme ganhou forma, dando visibilidade à história dos que mantêm viva a arte de saber fazer a calçada.

RECONHECIMENTO – O Lançamento e o Reconhecimento Internacional

O documentário estreou-se ao público em 2023 no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.
O evento foi organizado em parceria com a Associação Calçada Portuguesa e teve o apoio da EGEAC, Sogrape (Marca Ferreira), The House of Events, EPAD e Silva Carvalho Catering. Com lotação esgotada teve a presença de vários mestres calceteiros participantes no filme, do Vereador da Cultura, do Presidente da EGEAC e outras personalidades de destaque. Durante a exibição, os profissionais da calçada puderam compartilhar as suas histórias, refletindo sobre os desafios que enfrentam para manter viva esta arte tradicional. O impacto da obra, no entanto, não se limitou a Portugal.

Em 2024, o documentário embarcou para os Estados Unidos, onde continuou a encantar o público internacional. Em março do mesmo ano, o filme foi exibido em Los Angeles, no 2220 Arts + Archives. O sucesso da exibição foi apenas o começo da jornada americana. De salientar ainda o lançamento do EP “Alma Perfumada” também da autoria de Mariana Arroja.
De seguida, o documentário foi apresentado no Vogue Theatre em São Francisco, no Dia Mundial da Língua Portuguesa, num evento que contou com a colaboração do Consulado de Portugal, da Embaixada Brasileira, do Instituto Camões e da Sogrape (Marca Ferreira), levando à seleção para o Beach Break Film Festival em Half Moon Bay, que exibiu o documentário no final de 2024, reafirmando o interesse e a importância de preservar a arte da calçada, da história que ela conta sobre o povo português e a relevância do projeto além-fronteiras.

Já em Janeiro de 2025 é nomeado na categoria de “Best Music Video” no Barcelona Indie Awards, a oportunidade perfeita para levar a “Calçada Portuguesa” até Espanha. 

A ESTRATÉGIA –  Calçada Portuguesa como Património Imaterial

O documentário faz parte da estratégia para a candidatura da Calçada Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e continuará a ser exibido em consulados, embaixadas e eventos culturais ao redor do mundo, com novas exibições previstas para 2025.
A arte da calçada portuguesa, feita à mão, pedra por pedra, continua a ser uma das mais belas representações da relação do homem, na sua origem e com a sua História. E, com projetos como esse, a calçada segue conquistando os corações e as mentes de um público global, que se encanta com sua beleza e com a história que ela conta – a história de Portugal, o seu desígnio passado, presente e que queremos seja futuro.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também