‘Sing Sing’: Uma comovente história de resiliência e humanidade à conquista dos Óscares

0

‘Sing Sing’ destacou-se nas nomeações para 97ª edição dos Óscares com a indicação de Colman Domingo para ‘Melhor Ator’. O filme de Greg Kwedar está também nomeado nas categorias ‘Melhor Argumento Adaptado’ e ‘Melhor Canção Original’. Inspirada no programa de Reabilitação Através das Artes da prisão de Sing Sing, a narrativa aborda o poder transformador da arte na população encarcerada e conta com uma das performances mais poderosas e marcantes da carreira de Domingo.

Em ‘Sing Sing’, Divine G (Colman Domingo) é um recluso condenado injustamente, que encontra na expressão e na arte uma ferramenta de transformação pessoal e comunitária. Juntamente com outros homens encarcerados, G forma um grupo teatral que desafia os limites impostos pelo sistema prisional, dando voz a histórias de vida raramente exploradas no cinema. Inspirado no Programa de Reabilitação Através das Artes, ‘Sing Sing’ conquistou nomeações aos Óscares para ‘Melhor Argumento Adaptado’ e ‘Melhor Canção Original’, para além da indicação na categoria de ‘Melhor Ator’.

Ao lado de Domingo, destacam-se as performances de Paul Raci (nomeado ao Óscar de Melhor Ator Secundário em 2021 por ‘Som do Metal’) e de Clarence Maclin (conhecido por Divine Eye), condenado por roubo que, desde sua libertação, tem trabalhado como conselheiro de jovens através das artes criativas, tendo a sua participação sido aclamada pela crítica. 

Com um elenco maioritariamente constituído por ex-presidiários participantes do programa (RTA), ‘Sing Sing’ tem vindo a obter o reconhecimento tanto do público como da crítica, graças à sensibilidade e autenticidade ao abordar as histórias de homens encarcerados que, através do teatro, encontram esperança e redenção.

Além das nomeações aos Óscares, ‘Sing Sing’ recebeu já nomeações aos BAFTA, aos Critics’ Choice Awards, aos Film Independent Spirit Awards e aos Satellite Awards, tendo já vencido 3 Gotham Awards.

Realizado por Greg Kwedar (‘Do Outro Lado da Fronteira’), o filme estreia esta quinta-feira.

Sinopse:

Divine G (Colman Domingo), preso em Sing Sing por um crime que não cometeu, encontra um propósito ao atuar num grupo de teatro ao lado de outros homens encarcerados, incluindo o desconfiado recém-chegado (Clarence Maclin), nesta comovente história verdadeira de resistência, de humanidade e do poder transformador da arte, com um elenco que inclui um conjunto inesquecível de atores ex-presidiários.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também