‘O Atentado de 5 de Setembro’ estreia esta quinta-feira nos cinemas portugueses. O thriller, realizado por Tim Fehlbaum, centra-se na cobertura mediática de um dos dias mais sombrios da história olímpica – os Jogos de Munique, em 1972 – quando terroristas palestinianos do grupo Setembro Negro sequestraram 11 atletas e treinadores israelitas.
Nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Original, o filme promete uma experiência cinematográfica marcante, conduzindo os espectadores ao coração de um acontecimento que mudou para sempre a história do jornalismo televisivo: a primeira transmissão em direto de um ataque terrorista.
O enredo acompanha uma equipa de jornalistas desportivos da ABC Sports, confrontada com o desafio de transmitir em direto este evento sem precedentes, explorando, de forma extraordinária, os dilemas éticos e técnicos enfrentados pelos profissionais de comunicação.
Com um elenco notável que inclui atores como Peter Sarsgaard, Ben Chaplin ou John Magaro, ‘O Atentado de 5 de Setembro’ oferece uma perspetiva única sobre o evento que cativou mais de 900 milhões de espectadores em todo o mundo.
O drama desafia-nos a refletir sobre o papel dos média numa era de comunicação instantânea, enquanto mergulha nas complexidades humanas deste momento que deixou uma marca indelével na história.
‘O Atentado de 5 de Setembro’ chega aos cinemas esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro.
Sinopse:
‘O Atentado de 5 de Setembro’ revela o momento decisivo que mudou para sempre a cobertura mediática e que continua a ter impacto nos noticiários em direto atualmente. Passado durante os Jogos Olímpicos de verão de Munique, em 1972, o filme segue uma equipa de transmissão desportiva americana que rapidamente se adaptou da reportagem desportiva à cobertura em direto dos atletas israelitas feitos reféns. Através desta lente, ‘O Atentado de 5 de Setembro’ oferece uma nova perspetiva sobre a transmissão em direto vista globalmente por um número estimado de mil milhões de pessoas na altura. No centro da história está Geoff (John Magaro), um jovem e ambicioso produtor que se esforça por provar o seu valor ao seu patrão, o lendário executivo de televisão Roone Arledge (Peter Sarsgaard). Juntamente com a intérprete alemã Marianne (Leonie Benesch) e o seu mentor Marvin Bader (Ben Chaplin), a história centra-se nos pormenores complexos das capacidades de transmissão de alta tecnologia da época, justapostos com as muitas vidas em jogo e as decisões morais que tinham de ser tomadas contra um relógio impossível de contar.
Elenco:
Peter Sarsgaard, John Magaro, Ben Chaplin, Leonie Benesch, Zinedine Soualem, Georgina Rich, Corey Johnson, Marcus Rutherford, Daniel Adeosun, Benjamin Walker, Ferdinand Dörfler.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar