Film Festival anuncia programação

0

O Maia International Film Festival que regressa para a 2ª edição no Fórum Maia, de 30 de abril a 3 de maio. O evento vai contar com vários convidados do mundo do cinema, teatro e televisão, que serão anunciados em breve.

Os filmes em concurso serão avaliados por alguns nomes sonantes, como o cineasta João Nuno Pinto, cujo último filme, “Mosquito” (2020) venceu o Prémio da Crítica em São Paulo, Brasil, e conquistou seis prémios Sophia.  O seu próximo filme, “18 Holes to Paradise”, estreia este ano e é o primeiro filme português com certificação internacional Green Film; a atriz e encenadora Linda Rodrigues é outro elemento do júri. Recebeu o Grande Prémio de Teatro (Inatel, 2013) e uma menção de melhor atriz principal no filme Alice, em Los Angeles; de destacar também o ator, encenador e dramaturgo Mário Moutinho. No cinema, realizou “Lugar Comum” e “Making of Coisas e Loiças”, produziu filmes de André Delhaye e Paulo Castro e trabalhou como ator com Manoel de Oliveira, António Pedro Vasconcelos e Rodrigo Areias; a artista plástica Manuela Pimentel que em 2013, cofundou o projeto CAIXA arte contemporânea e colabora frequentemente em cenografia para teatro e cinema; e o realizador galego Eloy Domínguez Serén. Os seus filmes foram programados em festivais como o IDFA, Mar del Plata, Visions du Réel ou Clermont-Ferrand, bem como em centros culturais como o Anthology Film Archives ou o Centre Pompidou.
 
Para além dos filmes em competição, o Maia International Film Festival vai exibir 4 filmes convidados e vai receber, entre outros, o realizador Lituano Algimantas Puipa, e Margarida Cardoso, premiada realizadora portuguesa que ficou conhecida com o filme A Costa dos Murmúrios, no qual explora a temática colonial e pós-colonial, numa perspectiva muito singular patente em vários dos seus filmes.
 
O Festival, uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia, tem como objetivo apresentar uma seleção diversificada de obras cinematográficas de cineastas de todo o mundo e pretende mostrar categorias variadas como longas-metragens de ficção, documentários e animações. De sublinhar que haverá espaço também para o público infantil, com uma sessão especial e gratuita no dia 3 de maio, às 11h, com o filme “Mary e a flor da feiticeira” do realizador japonês Hiromasa Yonebayashi.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também