Festival Vapor anuncia cartaz musical completo

0

Concertos de Bateu Matou, Bia Maria, Memória de Peixe e Sarah MacCoy, e um DJ set de forest completam o cartaz musical da edição deste ano do Festival Vapor, juntando-se aos já anunciados Expresso Transatlântico, Mão Morta e Selma Uamusse. O Vapor acontece de 12 a 14 de setembro, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

Com uma programação que aprofunda um maior diálogo entre a estética Vapor e projetos mais transversais, a edição deste ano marca também a estreia de nomes internacionais na programação, ao mesmo tempo que aposta em nomes locais e regionais.

Bateu Matou são Ivo Costa, Quim Albergaria e Riot, três mestres do ritmo que juntam percussão e eletrónica para incendiar pistas de dança. Têm novo álbum a ser lançado este ano, do qual conhecemos, para já, o novo single Pomperó.

Natural de Ourém, Bia Maria é padroeira do ato de “escreviver”, convocando melodias com origem no fado, na pop, na bossa nova e no canto popular, para as condensar numa sonoridade que tanto tem de terra-a-terra como de sonhadora.

Memória de Peixe é, neste momento, um trio, composto por Miguel Nicolau (guitarra e loops), Pedro Melo Alves (bateria e eletrónica) e Filipe Louro (baixo e vozes), que levam ao Entroncamento um disco novo e um cruzamento entre indie pop experimental, jazz, psicadelismo e hip hop com um forte sentido visual.

Sarah McCoy viajou diretamente de Nova Orleães para a cena musical jazz e blues da Europa e regressa a Portugal para um concerto de voz e piano que recupera o alinhamento dos seus dois discos de originais e revela alguns temas inéditos. Sarah McCoy é visceral e arrebata quem se deixa levar pela sua voz intensa e poderosa.

O cartaz musical inclui ainda um DJ set de forest. Assim mesmo, sem maiúscula inicial, numa sólida convivência entre o que estávamos mesmo a querer ouvir e o que não fazíamos ideia que existia, mas que sentimos com os músculos todos sobre a pista. 

Organizado pelo Município do Entroncamento e pelo Museu Nacional Ferroviário, o Festival Vapor apresenta – sob o mote Fantasiar o Futuro – uma programação contemporânea, com concertos, filmes, exposições, literatura, feira do livro, oficinas e muitas atividades steampunk para todas as idades.

Sendo muito mais do que música e encerrado o programa musical, será anunciada em breve toda a programação do Vapor 2025.

Cartaz Musical – Festival Vapor 2025 

12 setembro
Expresso Transatlântico
Selma Uamusse

13 setembro
Bateu Matou
Mão Morta
Sarah McCoy
forest

14 setembro
Bia Maria
Memória de Peixe

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também