O CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho apresentou, esta quinta-feira, o programa da sua 49.ª edição, que decorrerá de 7 a 16 de novembro de 2025. A sessão, que se realizou na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, marcou também o arranque do ciclo de iniciativas que antecipam o cinquentenário a celebrar em 2026.
Entre os grandes destaques do CINANIMA 2025 está a homenagem a António Gaio, fundador do festival, que será celebrado através de exposições, video maping e uma tela de grande formato.
Conta-se ainda o programa “Palestina: Entre Céu e Terra”, que vai reunir filmes de crianças, mulheres e autores internacionais, em solidariedade ao povo palestiniano, o 360º Cinema Imersivo, com “Lendas Maori da Nova Zelândia” e o concerto “The Dark Side of the Moon – Pink Floyd NSC”; juntando-se ainda a homenagem “100 Anos de Vasco Granja, o Homem que nos fez Sonhar”, figura maior da divulgação da animação em Portugal.
O festival vai apresentar também novidades estruturais, numa perspetiva de longo prazo, como o regresso dos prémios monetários em algumas das competições e a estreia da nova competição internacional All Aboard, dedicada a linguagens emergentes e ao encontro entre gerações.
Em 2025, o CINANIMA recebeu 2 231 submissões de filmes de 148 países, tendo sido selecionados 110 para as competições oficiais. Durante o festival, vão ser exibidas mais de 430 obras de 50 países diferentes.
O tema desta edição, “Memória: o Futuro do Passado”, inspira uma programação que cruza preservação do património, técnicas tradicionais e inovações digitais, convidando criadores e públicos a (re)imaginar o futuro.
Com competições, retrospetivas, sessões especiais, programas educativos e um forte envolvimento internacional, o CINANIMA 2025 vai, mais uma vez, reafirmar Espinho como uma das capitais mundiais do cinema de animação de autor.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar