Mucho Flow anuncia horários de concertos e programa de conversas

0

O Mucho Flow realiza-se de 30 de outubro a 1 de novembro, em Guimarães (CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Teatro Jordão, Centro Cultural Vila Flor, Património Club e Teatro São Mamede), levando a música contemporânea de sabor a futuro até à cidade.

Estão agora disponíveis os horários dos concertos e DJ sets e é divulgado o programa de conversas, de acesso gratuito, que acontece no CAAA e no Teatro Jordão. Quatro conversas dedicadas à informação na era da Web3.0, metodologias de design e arquitetura no encontro artístico, materialidade e criação e arqueologias do futuro, com a participação de nomes como José Santiago, Inês Malheiro, Patrícia Gomes (Matterpieces / Studio8), Nuno Rodrigues (PLÁKA), Susana Gaudêncio e Zach Maiden.

Em termos musicais, com muitas estreias, o cartaz do Mucho Flow é composto pela art pop de These New Puritans, do MMA musical de Infinity Knives + Brian Ennals e de Body Meat, da pop performativa de PLUS44KALIGULA, da canção eletrónica erudita de Maria Somerville, do brit sound contemporâneo de Tracey, do anti-rock de YHWH Nailgun, e da bass music frenética dos sets da NOIA. a desbravação de ambientes eletrónicos e tradições bolivianas de Los Thuthanaka, o ambiente abrasivo de Colombian Drone Mafia + Gibrana Cervantes em formato live, as cores berrantes do pop-club de Nick Léon, o ambient saturado de LUXE, o bulldozer-punk de bbb hairdryer, as multidimensões eletrónicas em estreia de Raso (Carlos A. Correia, Ricardo Martins, Jonathan Uliel Saldanha, Pedro Ribeiro) e o portento rítmico de Pedro Melo Alves, que estreia no Mucho Flow um novo espetáculo. Há também o ghetto tech com direito a mestres de cerimónias dos HiTech, a rave crew mais acelerada de Tokyo, Minna-no-Kimochi, o pop cheio de glitchs de Lauren Duffus, o ambient delicadamente cantado de feeo, as batidas quebradas sobre polirritmos e contratempos de Simo Cell b2b Verraco (que atuam num back to back), as melodias hyperadornadas de SASSY 09, e os DJ sets de Chinese Daughter (a purista do jungle em vinil) e de Maki. As honras de encerramento ficam, como é tradição no Mucho Flow, nas mãos de DJ Lynce.

TALKS – PROGRAMA

30 OUTUBRO – QUINTA – 15h45 – CAAA
Subscrição do Fim, com José Santiago (Passos no Escuro) e Inês Malheiro, com moderação de Daniel Duque (A Cabine)

Duração: 45min

Parece que finalmente chegamos ao fim da internet. A ideia de conteúdo interminável, aparentemente, desemboca no gargalo dos algoritmos de todas as subscrições que nos conduzem ao consumo cultural. Na era da Web3.0, parece que subscrevemos ao fim da informação, ou aceitamos o fado de recorrer aos métodos menos cómodos para encontrar alternativas à falta de alternativas. Com esta conversa, falamos sobre as falsas promessas de diversidade e variedade, sobre o que podemos fazer para procurar conteúdo cultural fora da oferta condicionada mais comummente disponível, e como um artista pode ficar, ou não, refém dos compromissos que mediadores fazem ao consumidor em seu nome.

30 OUTUBRO – QUINTA – 17h00 – CAAA
Cartografar e desenhar comunidades [Fishbowl Conversation]
Duração: 60 min

Nesta conversa, o exercício é o propósito. Uma conversa em formato aquário tem como dinâmica principal assegurar que o espaço de fala está disponível para quem quiser dele usufruir. A partir desta plataforma horizontal, procuraremos identificar práticas para construir espaços seguros e terceiros lugares, perceber de que forma metodologias de design e arquitetura potenciam o encontro artístico, e conjecturar as comunidades do amanhã a partir das inquietações de hoje.

31 OUTUBRO – SEXTA – 15h30 – TEATRO JORDÃO
Materialidade e Criação, com Patrícia Gomes (Matterpieces / Studio8) e Nuno Rodrigues (PLÁKA), com moderação de Maria Barbosa de Carvalho (Veludo)
Duração: 45 min

Quase todas as expressões e práticas criativas, artísticas ou funcionais, têm uma concretização prática que é indissociável da materialidade, seja pelo ponto de vista do instrumento, ou da própria realidade com que se materializa. A democratização de ambos espoletou tanto a criação como a divulgação, mas atualmente componentes económicas e sociais impõem a repetição de objetos e, consequentemente, das ideias. Haverá uma crise de ideias, ou uma falta de novos materiais? Será possível reciclar o futuro, ou construí-lo com os restos do passado? Poderão novas linguagens e expressões surgir a partir dos mesmos instrumentos e materiais de sempre?

1 NOVEMBRO – SÁBADO – 15H30 – TEATRO JORDÃO
Arqueologia do Futuro, com Susana Gaudêncio e Zach Maiden, com moderação de André Forte

Os conceitos de fantologia e retromania parecem ser cada vez mais presentes nas nossas vidas e na maneira como congeminamos o futuro, e, ao contrário das promessas de sempre, amplificados pelas novidades tecnológicas. Como podemos criar objetos e obras novas, desenvolver novas ferramentas, ou simplesmente responder a novos problemas se estamos culturalmente vedados de imaginar um futuro, ou, pior, de habitar o presente? Como podemos acreditar nas promessas das tecnologias que repetem padrões de bases de dados do que foi feito? Qual é o papel que a arte e a ciência podem ter para imaginar novas possibilidades? Nesta conversa procuraremos opor as duas formas para analisar o agora, sem qualquer ambição de encontrar o que virá depois.

HORÁRIOS – PROGRAMA DIÁRIO

30 OUTUBRO – QUINTA
CAAA

15h45 – Subscribed to the End (talk)
17h00 – Mapping and Designing Communities (fishbowl conversation)

18h15 – Pedro Melo Alves

Centro Cultural Vila Flor
21h00 – Raso
22h00 – feeo
23h30 – Sassy 009
01h00 – HiTech

Café Concerto CCVE
02h00 – Maki

31 OUTUBRO – SEXTA
Teatro Jordão

15h30 – Materiality and Creation (talk)

Teatro Jordão – Auditório
17h00 – Colombian Drone Mafia + Gibrana Cervantes (live AV)
18h15 – Mohammad Adam

Teatro Jordão – Galerias
19h30 – Lauren Duffus
20h45 – Tracey
22h00 – Infinity Knives + Brian Ennals

Centro Cultural Vila Flor
23h15 – Los Thuthanaka
00h30 – Nick Leon (live AV)

Património Club
02h00 – NOIA
03h00 – Chinese Daughter 
04h30 – Minna-no-kimochi

1 NOVEMBRO – SÁBADO
Teatro Jordão

15h30 – Future Archeology (talk)

17h00 – plus44Kaligula
18h15 LUXE (live AV)

Teatro Jordão – Galerias
19h30 – bbb hairdryer
20h45 – Body Meat
22h00 – YHWH Nailgun

Centro Cultural Vila Flor
23h15 – Maria Somerville
00h30 – These New Puritans

São Mamede CAE
02h00 – Simo Cell b2b Verraco
04h30 – DJ Lynce

O festival acontece de 30 de outubro a 1 de novembro.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também