Com a aproximação do Halloween, multiplicam-se as festas, as decorações, e claro, não faltam os doces. No entanto, esta época festiva pode representar um sério risco para os animais de companhia. Chocolates, rebuçados, gomas e outros tipos de guloseimas são altamente tóxicos para cães e gatos.
A Dra. Joana Alegrete, médica veterinária no AniCura Aveiro Hospital Veterinário deixa o alerta “O chocolate contém teobromina, uma substância que os cães e gatos não têm capacidade para digerir de forma eficaz. Mesmo em pequenas quantidades podem provocar vómitos, diarreia, tremores, convulsões e, em casos graves, falência de órgãos.“
A teobramina provoca a estimulação do sistema nervoso central, o que causa hiperatividade cardíaca e respiratória. Os sinais clínicos incluem alterações gastrointestinais, excitabilidade, hiperatividade, taquicardia, tremores, hipertensão e hipertermia. Os sinais de intoxicação geralmente surgem poucas horas após a ingestão. As principais medidas de tratamento são a descontaminação e os cuidados de suporte, com reidratação e controlo da estimulação do sistema nervoso central e de arritmias, conforme necessário. A maioria dos animais recupera totalmente e a morte é pouco comum; no entanto, o prognóstico é mais reservado em casos com convulsões ou arritmias.
“A melhor forma de evitar acidentes é através da prevenção e da sensibilização de todos os membros da família”, sublinha a especialista.
Cuidados a ter para proteger o seu animal durante o Halloween:
- Guarde todos doces fora do alcance dos animais opte por armários fechados ou locais elevados.
- Explique às crianças que não devem oferecer guloseimas aos animais de companhia.
- Evite deixar embalagens espalhadas pela casa, pois os animais podem ingeri-las acidentalmente.
- Se quiser envolver o seu animal na celebração, escolha snacks próprios para animais, disponíveis em lojas especializadas.
- Em caso de ingestão acidental, contacte de imediato o seu veterinário. O tempo de resposta é crucial.
//Flagra
 

 
   
   
  
Sê o(a) primeiro(a) a comentar