Fred Martins despede-se de Portugal com concertos especiais ao lado de amigos

0

Lisboa: 23 de Janeiro, MACAM, 21h30, com a violoncelista Sandra Martins

Lisboa: 28 de Janeiro, Bota, Anjos, 21h ao lado de Barbara Rodrix e Martin Sued & Orquestra Assintomática 

Algarve (Olhão): 7 de Fevereiro, 19h e 21h30, no República 14, também ao lado da violoncelista  Sandra Martins

O cantor e compositor Fred Martins vai voltar a morar no Brasil. Depois de 15 anos a viver entre Portugal e Espanha, o artista considera que a sua bagagem musical se expandiu formidavelmente durante este tempo, mas sente que faz sentido este regresso a casa.

Nestes anos, Fred editou álbuns, participou em festivais e deu uma série de concertos por Portugal e Europa fora, a solo e com as mais variadas parcerias, que ficam marcados na memória de quem teve a oportunidade de conhecer ao vivo o seu trabalho. Durante esta temporada deste lado do Atlântico, desenvolveu diversos projetos musicais com artistas como María Pagés e a sua Companhia de balé flamenco (Sevilla-Madrid), com o poeta Tiago Torres da Silva (PT), as cantoras Nancy Vieira (Cabo Verde), Joana Amendoeira (PT), com Uxía, Ugia Pedreira e o acordeonista Pedro Pascual (todos da Galiza), ou o virtuoso guitarrista português Manuel de Oliveira (PT), entre tantos outros.

Como realça Fred Martins, “não é exatamente uma despedida tão definitiva, pois pretendo dar continuidade a projetos recentes que incluem músicos portugueses, sul-americanos ou africanos que vivem no país e que também se tornaram uma família para mim. Espero sempre poder voltar a me apresentar por aqui, principalmente em Portugal, onde me sinto também em casa”.

Para celebrar a mudança, Fred Martins preparou três apresentações especiais: a primeira, a 23 de janeiro, no MACAM, tem como fio condutor a base musical de linhagem “bossanovista” do artista, que interpreta canções próprias e clássicos do cancioneiro português e hispano-americano, transitando por sonoridades de influência moura. Fred Martins reafirma, com mestria na linguagem voz/violão, a conexão musical entre África, Península Ibérica e Brasil. O show conta com a participação de Sandra Martins (violoncelo), exímia instrumentista que tem marcado presença em registros importantes da cena musical portuguesa. O duo Fred Martins e Sandra Martins faz duas apresentações: esta, do dia 23, no mais badalado museu do momento, em Lisboa, e, outra, no dia 7 de Fevereiro,  no República 14, Olhão, no Algarve, onde haverá 2 sessões.

No dia 28 de Janeiro, Fred Martins apresenta-se ao lado de Barbara Rodrix e Martin Sued & Orquestra Assintomática, no Bota, nos Anjos, em Lisboa, para o lançamento de Mundo Afora, álbum que reúne composições de Barbara, Martin e Fred, com arranjos de Martin, entrelaçados com poemas de Donatello Brida. Foi em 2023, que Bárbara Rodrix, Fred Martins e Martin Sued & Orquestra Assintomática, se encontraram em São Paulo, no Brasil, num estúdio incrível, no meio da natureza, para uma imersão de alguns dias para a gravação de Mundo Afora.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também