Mais do que um concerto: uma noite poética e uma conversa enriquecedora num ambiente intimista
Como numa visita guiada, no Espaço All Portugal, a fadista Dina Paulista interpreta fados em português, enquanto conduz uma conversa em inglês, guiando o público pelo coração do fado, as suas histórias e as emoções por detrás de um dos pilares da cultura de Lisboa e de Portugal.
A par da interpretação de melodias icónicas, acompanhada por mestres das guitarras tradicionais de fado, a cantora partilha uma seleção de fotografias de arquivo e materiais visuais, para aprofundar a sensação de imersão, numa mistura original de música ao vivo, narração de histórias e recursos visuais sem igual.
FATUM é, portanto, muito mais do que um concerto ou uma típica noite de fado — é um encontro íntimo com a alma de Lisboa. O fado aqui não é ouvido como um género musical, mas sim como uma voz da memória, da identidade e da emoção.
Como fotógrafa, com o projeto “Minha Lisboa – Vista e Ouvida” (que está patente no espaço durante esta noite especial), Dina capta Lisboa da mesma forma que a canta: não como um postal, mas como uma presença viva. A exposição de fotografia funciona assim como uma extensão visual da música, onde ruas, luz, paredes e rostos se tornam testemunhas silenciosas da alma da cidade.
SOBRE O EVENTO
Esta noite especial de tertúlia sobre a história do fado assenta no trabalho de Rui Nery que no âmbito da colaboração com o Museu do Fado e do processo de reconhecimento do fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2011, e que reúne material desde a década de 30 do séc. XIX até aos dias de hoje.
Nesta noite, fala-se também das influências que “alimentaram” o fado – como a música tradicional portuguesa, a influência africana, do Brasil ou as canções dos marinheiros). Espaço e tempo também para piscar o olho à “má fama” e ao “ambiente marginal” no qual o fado cresceu, sem esquecer algumas personagens maiores e tópicos, indo de Maria Severa a José Malhoa (e o seu famoso quadro “FADO”;do fado durante a ditadura (e os grandes nomes da época: Hermínia Silva, Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro…) à aceitação do fado na alta sociedade, da guitarra portuguesa à nova geração de fadistas. O evento surge no contexto do All Portugal Concerts, a série de concertos de assinatura da All Portugal, em que cada apresentação é uma colaboração única com músicos excecionais, que misturam estilos clássicos, tradicionais, contemporâneos… num ambiente intimista, como quem está em casa, em família ou com amigos.
//Flagra

Sê o(a) primeiro(a) a comentar