Novembro é o mês das castanhas, da jeropiga e… dos bigodes

0
Lucie Marie / Wikimedia

Novembro é mês para deixar crescer o bigode. É mês de Movember, iniciativa de sensibilização para os cancros da próstata e dos testículos, entre outros que mais afectam a população masculina. 30 dias de alerta, 30 dias à homem, com bigode a condizer.

A Fundação Movember começou na Austrália, em 2003, e tornou-se um movimento global, que chega actualmente a mais de dois milhões de pessoas. O objectivo é sensibilizar e educar a população masculina para a importância da detecção precoce dos cancros que lhes são mais comuns. E aqui, obviamente, a angariação de fundos para financiar campanhas de sensibilização é outro dos aspectos fundamentais deste movimento. E só em 2012, mais de um milhão de pessoas em todo o mundo angariaram cerca de 107 milhões de euros.

O processo é simples. Cara limpa a 1 de Novembro e depois é ir mês adentro a vê-lo crescer. O bigode, a curiosidade dos amigos, a explicação e a conversa vai por aí fora. As mulheres também podem participar. Basta, para isso, apoiar os bigodes deles.

Para quem quiser optar por uma abordagem mais directa ao assunto, pode seguir o exemplo da equipa de rugby inglesa Wolverhamton Wolverines. Os rapazes, ainda sem bigode, foram a um programa de televisão mostrar que a prevenção não é um quebra-cabeças e que está mesmo ali à mão. O objectivo era sensibilizar para a necessidade de fazer um rastreio regular aos tipos de cancro que afectam os homens, especialmente o cancro testicular e o cancro da próstata. Veja bem o vídeo, as dicas estão lá todas. E depois pode começar a deixar crescer o bigode.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também