Blogger recém-casado escreve “O casamento não é para mim”

0
Seth Adam Smith e a esposa

O título do texto publicado pelo blogger Seth Adam Smith é bastante peculiar para um recém-casado: «O casamento não é para mim».

Ora, aquilo que poderá sugerir algo insólito acaba por se revelar uma reflexão, no mínimo interessante, que aponta para uma perspectiva bastante altruísta daquilo que é o casamento.

O respectivo texto é um verdadeiro sucesso, que já conta com cerca de 24 milhões de visualizações. A esposa de Seth afirma que ficou surpresa e que, naturalmente, a sua primeira impressão não foi a mesma que teve quando percebeu exactamente do que se tratava o texto escrito pelo marido. Curioso?

Fica aqui a tradução do famoso texto:

[box style=”rounded” border=”full”]

Depois de estar casado há apenas um ano e meio, cheguei recentemente à conclusão que o casamento não é para mim.

Agora, antes de começar a fazer suposições, continue a ler.

Conheci a minha mulher no liceu quando ambos tínhamos 15 anos. Éramos amigos há dez anos até…  que decidimos que não queríamos ser apenas amigos. Recomendo fortemente que os melhores amigos se apaixonem. Bons momentos virão para todos.

No entanto, apaixonar-me pela minha melhor amiga não me impediu de ter certos medos e ansiedades acerca do casamento. Quanto mais eu e a Kim nos aproximávamos da decisão de casar, mais eu era invadido por um medo paralizante. Estaria eu pronto? Estaria a fazer a escolha certa? Kim era a pessoa certa para casar? Será que ela me faria feliz?

Até que numa noite fatídica, partilhei estes pensamentos e preocupações com o meu pai.

Talvez cada um de nós tenha momentos nas nossas vidas quando parece que o tempo fica mais lento ou o vento pára e tudo em nosso redor fica memorizado, marcando esse momento como aquele que nunca vamos esquecer.

O meu pai a dar respostas às minhas preocupações foi um desses momentos para mim. Com um sorriso de sabichão ele disse ‘Seth, estás a ser completamente egoísta. Por isso vou pôr as coisas de forma muito simples: o casamento não é para ti. Tu não te casas para ficares feliz, casas para fazer a outra pessoa feliz. Mais do que isso, o teu casamento não é para ti, tu casas-te por uma família. Não só para os sogros e todos esses absurdos, mas pelos teus futuros filhos. Quem queres que te ajude a criá-los? Quem queres que os influencie? O casamento não é para ti. Não é sobre ti. O casamento é sobre a pessoa com quem te casaste’.

Foi naquele preciso momento que percebi que a Kim era a pessoa certa para casar. Eu percebi que a queria fazer feliz, ver o seu sorriso todos os dias, para fazê-la rir todos os dias. Eu queria fazer parte da família dela e a minha família queria que ela fizesse parte da nossa. E pensando em todas as vezes que eu a tinha visto brincar com os meus sobrinhos, eu sabia que ela era a pessoa com quem eu queria construir a nossa própria família.

O conselho do meu pai era ao mesmo tempo chocante e revelador. Foi contra contra a “filosofia Walmart”, que consiste em o que não te faz feliz, pode ser sempre trocado por algo novo.

Não, um casamento verdadeiro (e um amor verdadeiro) nunca é sobre ti. É sobre a pessoa que tu amas, os seus desejos, as suas necessidades, as suas esperanças e os seus sonhos. O egoísmo exige : ‘O que está nele para mim?’ , Enquanto o amor pergunta: ‘O que posso eu dar?’.

Há algum tempo atrás, a minha mulher mostrou-me o que significava o amor altruísta. Durante muitos meses, o meu coração estava a endurecer com uma mistura de medo e ressentimento.  Em seguida, após a pressão se ter acumulado até onde nenhum de nós a poderia suportar, as emoções entraram em erupção. Eu era insensível. Eu era egoísta. Mas em vez de corresponder ao meu egoísmo, Kim fez algo para além de maravilhoso, ela mostrou um amor sem limites. Deixando de lado toda a dor que eu tinha causado, ela carinhosamente tomou-me nos seus braços e curou a minha alma.

O casamento é sobre a família.

Eu percebi que tinha esquecido o conselho do meu pai. Enquanto o lado de Kim no casamento tinha sido o de me amar, o meu lado do casamento tornou-se tudo sobre mim. Esta terrível constatação levou-me às lágrimas, e prometi à minha mulher que ia tentar ser melhor.

Para todos os que estão a ler este artigo, casado, quase casado, solteiro ou até mesmo padrinho de casamento, eu quero que saibas que o casamento não é para ti. Nenhuma verdadeira relação de amor é para você. O amor tem a ver com a pessoa que você ama.

E, paradoxalmente, quanto mais você realmente ama essa pessoa, mais amor você recebe. E não apenas da sua mais que tudo, mas também dos seus amigos, da sua família e de milhares de outras pessoas que você nunca teria conhecido se o seu amor permanecesse egocêntrico.

Na verdade, o amor e o casamento não é para si. É para os outros.[/box]

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Dannii lança Single: A Vida é Dura

Dannii lança “A Vida é Dura”, um dos temas mais marcantes do seu aguardado álbum “Raízes” ainda em fase de produção.  Com uma abordagem honesta e visceral, a ...