O Mundial de futebol de 2022 ainda está bem longe, mas já dá muito que falar. Ou não fosse o país organizador o Qatar. A última das polémicas é surreal, tanto mais tratando-se de uma nação com grande influência islâmica, e envolve um Estádio que parece uma vagina!
O esboço do projecto do estádio a construir em Al-Wakrah, com vista ao Mundial 2022, tem gerado uma onda de anedotas e de comentários pelas redes sociais. Os responsáveis pela ideia dizem que o desenho foi inspirado no barco tradicional Qatar “dhow” que é utilizado no apoio ao mergulho para a apanha de pérolas. Mas quem olha à distância para a figura, sem conhecer o tal barco típico, vê antes um modelo da genitália feminina!
É mais uma acha para a fogueira de um Mundial que está a oito anos de distância, mas que já tem feito muitas notícias. Primeiro surgiram suspeitas de subornos e de corrupção, na fase de selecção do país organizador do Mundial por parte da FIFA; a seguir surgiram relatos de exploração de trabalhadores imigrantes nas obras de preparação para o torneio; e tem havido muitas críticas por causa do calor excessivo habitual no país e impróprio para a prática de futebol.
Esta nova polémica com o “Estádio Vagina”, como inevitavelmente acabará por ser conhecido, é bem menos importante, mas assume relevância maior por se tratar de um país tão tradicional e tão conservador no que respeita aos direitos das mulheres. Ora este conceito de estádio pode ser encarado como uma grande abertura para o mundo!
Espreite o vídeo de divulgação do projecto e vá já pensando nas piadas que vai fazer…
Estádio vai custar 120 biliões de dólares
Este já famoso Estádio foi projectado pela empresa internacional AECOM Technology Corporation, em co-parceria com a Zaha Hadid Architects. A infra-estrutura terá capacidade para 45 mil espectadores e um custo previsto de 120 biliões de dólares, estimando-se que esteja pronta em 2018.
Na divulgação da ideia os responsáveis frisam a utilização de “materiais e práticas sustentáveis”, evidenciando que o relvado e as bancadas serão equipados com sistemas de arrefecimento “para uma temperatura perfeita para o futebol”. Na promoção do projecto salienta-se ainda que “o estádio mistura o passado do Qatar com a sua visão progressista para o futuro” e que “é realmente o início de algo EXTRAORDINÁRIO!” Assim seja, designadamente no campo da abertura das mentalidades no que concerne aos direitos das mulheres.
E se lembrarmos a famosa frase do “bi-bota” Fernando Gomes, ex-futebolista português, que disse um dia que “marcar um golo é como ter um orgasmo”, pode-se concluir que o Estádio de Al-Wakrah tem o formato mais apropriado…
Sê o(a) primeiro(a) a comentar